
Foto: Alepe/Divulgação
A deputada estadual Gleide Ângelo (PSB) cobrou, nesta quarta-feira (8), a reabertura das 15 delegacias especializadas no atendimento às mulheres nos finais de semana e à noite em Pernambuco. A parlamentar argumenta que é justamente no período noturno e aos sábados e domingos que ocorre a maioria dos casos de violência contra o público feminino.
“O horário em que as mulheres mais sofrem violência é à noite e no final de semana. Por isso, sempre lutamos para que as delegacias abrissem 24 horas. Tínhamos conseguido que a de Olinda abrisse no final de semana, porém já parou de abrir. Hoje, só a delegacia da Mulher do Recife, em Santo Amaro, abre 24 horas. As outras 14 delegacias não abrem”, criticou.
Conforme a deputada, que se manifestou nas redes sociais, é necessário completar o efetivo para viabilizar o funcionamento dos plantões em todas as unidades policiais, solicitação que ela já apresentou ao Governo de Pernambuco.
Na avaliação de Gleide Ângelo, uma das soluções é abrir, com urgência, concurso público para preenchimento de vagas nos plantões. No entanto, segundo a parlamentar, isso já pode ser feito por meio das cotas do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES).
“Na realidade, todas as delegacias dos municípios deveriam abrir 24 horas. É a necessidade da população e a forma de dar segurança à sociedade. Não se faz segurança pública sem efetivo policial”, afirmou.
Com informações da Folha de Pernambuco