O Partido Socialista Brasileiro (PSB) Nacional e a Fundação João Mangabeira (FJM) vão realizar na próxima quarta-feira (26), em Brasília, um amplo debate sobre o significado, a importância e a dimensão das manifestações populares que, nas últimas duas semanas, levaram milhões de pessoas às ruas em mais de 100 cidades do país.
O debate, chamado A Voz das Ruas, contará com convidados especiais como a diretora do IBOPE, Márcia Cavallari Nunes; o professor de Ciências Políticas da USP, Leandro Piquet Carneiro, pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas da mesma universidade; e o sociólogo Jessé de Souza, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.
O anúncio foi feito hoje pelo primeiro Secretário Nacional do PSB e presidente da Fundação do partido, Carlos Siqueira, que avalia que as imensas manifestações da sociedade brasileira são um fato novo e extremamente importante no cenário nacional. “E que precisa ser muito bem examinado, pois, além de crescentes e cada vez maiores, elas revelam um distanciamento dos partidos das causas populares”, aponta Siqueira. “O que mais chama a atenção nas manifestações é que elas são totalmente espontâneas e apartidárias, inclusive organizadas sem a participação de nenhum partido político”.
Segundo o dirigente socialista, um debate sobre este fenômeno é imprescindível para as autoridades de todas as esferas que estão no poder no momento, principalmente para os partidos políticos. “É a primeira vez no Brasil que vemos reivindicações legítimas e grandes manifestações em massa não terem os partidos dirigindo os movimentos. Algo que precisamos debater e analisar com profundidade para entender o que está, definitivamente, acontecendo no país – e é o que pretendemos fazer no A Voz das Ruas”, adianta Carlos Siqueira.
O debate será realizado na sede da FJM e transmitido ao vivo pela TV João Mangabeira: http://www.tvjoaomangabeira.com.br , a partir das 15 horas.