O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MIDC), Geraldo Alckmin, celebrou o crescimento de 1,4% no 2º trimestre de 2024 do Produto Interno Bruto (PIB), na comparação com o trimestre anterior, superando as expectativas do mercado.
Esse é o melhor resultado desde o quarto trimestre de 2020, impulsionado pelo crescimento dos investimentos, que avançaram 2,1%, da indústria, que cresceu 1,8%, e do setor de serviços, com alta de 1%, conforme dados do IBGE. Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 2,9 trilhões.
Alckmin destacou que o Brasil alcançou o terceiro maior crescimento entre os países do G20. O componente do PIB que mais subiu neste segundo trimestre foi o investimento. A atividade econômica está mais disseminada pela indústria e pelos serviços, ao contrário do crescimento impulsionado apenas por um setor, como ocorreu no ano passado com o agro.
O vice-presidente atribuiu o resultado a três fatores principais: o avanço econômico, o desempenho relativo a outras nações do G20 e a qualidade do crescimento. “São três boas notícias. A primeira, o crescimento do PIB, crescimento da economia. O mercado esperava 0,9% e ele cresceu 1,4% no segundo trimestre. Segunda boa notícia: nós fomos o terceiro maior crescimento entre todos os países do G20. E, finalmente, a qualidade desse crescimento. O que cresceu forte foi a indústria, cresceu 1,8%, e os investimentos cresceram 2,1%. Boa notícia para o Brasil e para os brasileiros”, afirmou.
Além de defender a necessidade de mais investimentos, Alckmin também comentou sobre o desempenho recente da indústria, que registrou um crescimento de 1,8%. Ele reforçou que os números são positivos, mas que é necessário manter o foco em políticas que incentivem a expansão industrial e a modernização do setor produtivo.