No debate promovido pelo jornal Extra, que terminou agora há pouco no Museu Ciência e Vida, com a participação dos candidatos à prefeitura de Duque de Caxias – Alexandre Cardoso, Washington Reis, o atual prefeito Zito, Samuquinha e Dica – eles responderam perguntas sobre Educação, Saúde, Meio Ambiente, Transporte, emprego, investimento e relação com os governos estadual e federal. O candidato Alexandre Cardoso, do PSB, deu o tom do debate quando pregou que os adversários deveriam fazer uma campanha com menos ataques pessoais. E, sim, com propostas. Só quem ganharia com isto, serão os moradores de Duque de Caxias. Neste momento, ele foi aplaudido por todos.
Dos cinco participantes, Samuquinha era o novo, se ateve a propostas sem consistência para a realidade do município. Defendeu a proposta de implantar a tarifa dos ônibus municipais a R$ 1. O deputado estadual Dica, usou e abusou das brincadeiras e da ironia.
Já o ex- prefeito Washington Reis praticamente fez uma leitura do programa de governo, ficando embaraçado com a pergunta vinda da plateia sobre o porquê de não ter realizado parte do que propôs quando estava à frente da prefeitura.
O atual prefeito Zito, bastante abatido e em um tom desanimado, não conseguiu explicar claramente seu programa de governo e questões importantes da situação atual do município, como o caos na Saúde e a deficiência na coleta de lixo.
O deputado federal Alexandre Cardoso mostrou com clareza suas propostas de governo, Na saúde, por exemplo, defendeu a implantação de um programa de prevenção nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF), unidades de saúde funcionando 24 horas em regiões com mais de 50 mil habitantes e frisou, por duas vezes, que o Hospital Duque de Caxias será reaberto.
Na área da Educação disse que pretende ampliar o número de creches, a implantação do programa federal Mãe Noturna (creches que irão funcionar das 7 horas às 21 horas) e a realização de concurso público.
Quando o tema foi Segurança, Alexandre Cardoso, disse que pretende utilizar o Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis) para aumentar o efetivo do Batalhão de Polícia Militar de Duque de Caxias, a instalação de câmeras e melhoria na iluminação das ruas do município. Na questão do Transporte, cobrou por parte da prefeitura uma explicação sobre as diferenças de preço para quilometragens diferentes.
Alexandre Cardoso ao expor seu projeto para a questão do emprego e investimento lembrou que as empresas têm mapeado os municípios que apresentam altos indicadores sociais. Ressaltando que seria importante oferecer oportunidade de emprego no bairro onde a pessoa reside. “Essa é a concepção moderna de cidade. Devemos fixar o homem onde ele mora. Além disso, temos que ter uma agência para captar investimentos”, disse.
Em sua fala final no debate organizado pelo jornal Extra, Alexandre Cardoso revelou que como deputado federal destinou várias emendas à prefeitura. “Fico muito satisfeito de ter contribuído com a prefeitura do Zito com uma emenda parlamentar. Hoje, tem um conjunto de escolas técnicas que são um modelo para o Brasil. Quero que essa cidade recupere a credibilidade no serviço público”, concluiu.