Em 50 municípios brasileiros os eleitores terão que ir novamente às urnas no dia 28 de outubro para escolher o futuro prefeito. Com isso, candidatos buscam o apoio de outros partidos que tenham compatibilidade de ideias e propostas. Os três deputados federais do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que foram para a segunda etapa do pleito já iniciaram a caminhada para alcançar a vitória no executivo local. Alexandre Cardoso, Jonas Donizette e Mauro Nazif estão confiantes e trabalham para levar a gestão socialista às cidades do interior do Rio de Janeiro e São Paulo, e à capital de Rondônia.
Em Duque de Caxias (RJ), o candidato Alexandre Cardoso ganhou reforço de peso para o segundo turno das eleições. O Partido Social Democrata (PSD) entrou oficialmente para a coligação "Amor por Caxias" (PRB / PDT / PT / PPS / PMN / PC do B) e irá apoiar o socialista na disputa pela prefeitura da cidade. O PSD teve o deputado estadual Dica como candidato no primeiro turno. Segundo Cardoso, a entrada do parlamentar é de grande importância, em função do PSD ter propostas e programas semelhantes aos do PSB na Campanha 40.
No município fluminense a disputa foi acirrada. O socialista recebeu 33,99% dos votos, cerca de três mil votos a mais que seu concorrente do PMDB, Washington Reis, que obteve a preferência de 33,29% dos eleitores.
Alexandre Cardoso demonstra preocupação com os indicadores sociais do município. “Queremos que Duque de Caxias seja uma cidade rica não só pelo que arrecada em impostos, mas uma cidade rica por oferecer à população saúde e educação de qualidade, creches para as mulheres que trabalham fora e não têm aonde deixar seus filhos, na segurança do trabalhador que sai cedo de sua casa e corre o risco de ser assaltado, na atenção aos dependentes químicos que ficam pelas ruas usando drogas. Há quem diga que quatro anos é pouco tempo. Para nós, quatro anos é muito tempo e vamos provar isso”, garantiu o socialista.
Já o candidato à prefeitura de Campinas, Jonas Donizette, disputará o segundo turno com o apoio do Partido Verde (PV). O candidato já conta com oito partidos ( PSC / PPS / DEM / PHS / PSDB / PC do B / PT do B), que integram a coligação "Toda Força para Campinas". "É um apoio importante, porque nós queremos administrar Campinas com sustentabilidade ambiental", disse o socialista. Segundo ele, há convergência de ideias com o PV. "Nós vamos transformar a Secretaria do Meio Ambiente em Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável, que é o novo modelo de desenvolvimento que a nossa cidade precisa aplicar."
No primeiro turno, Donizette venceu em todas as zonas eleitorais de Campinas e obteve 47,60% dos votos válidos. Mais de 245 mil eleitores depositaram confiança no socialista. O candidato Márcio Pochamnn (PT) recebeu cerca de 195 mil votos ou 28,56%. Uma diferença de quase 20% entre o primeiro e o segundo colocado.
Segundo Donizette, desde o início da campanha eleitoral ele está preparado para enfrentar essa segunda e decisiva etapa. "Portanto estamos indo para o segundo turno com muita força e disposição para trabalhar por Campinas", garantiu.
Sem tempo para errar
O candidato da coligação "Porto Velho: a Hora é Agora!", deputado Mauro Nazif (PSB-RO), ainda não oficializou um apoio para disputa do 2º turno na capital do estado. Na opinião do socialista, a cidade não tem mais tempo para errar. "O primeiro turno ficou para trás e com isso não temos mais o antagonismo que existia entre as candidaturas", afirmou Nazif.
Até o dia da votação o candidato a prefeito terá 10 minutos de propaganda eleitoral na TV para explicar suas propostas e mostrar detalhes de sua campanha. "O segundo turno permite que tudo seja muito mais claro. Mostraremos uma campanha limpa, transparente, sem nada para esconder", explicou Nazif.
O candidato do PSB lembrou ainda que a maior preocupação do futuro prefeito de Porto Velho é com a qualidade de vida da população, que precisa ter uma grande guinada positiva. "O poder público não pode mais continuar virado de costas para as pessoas, esquecendo de fazer com que a cidade cresça, mas cresça com capacidade de oferecer uma vida melhor para a população", finalizou.