O deputado federal Alexandre Roso (PSB-RS) participou, nesta quarta-feira (12), do café da manhã da Federação Nacional dos Policiais Federais, na Câmara dos Deputados. Na ocasião, pôde conhecer mais de perto a Proposta de Emenda à Constituição nº 361/2013, mas conhecida como "PEC do FBI", ainda em tramitação na Casa, que propõe a modernização da estrutura da Policia Federal e a valoriza os policiais.
Dentre outras coisas, a PEC prevê a definição da carreira única na Policia Federal, institui o crescimento profissional por promoção, capacitação e merecimento, valoriza o concurso público e a avaliação do perfil policial do candidato. Além disso, mantém os policiais federais com perspectiva de futuro na profissão, impede que o crime organizado infiltre pessoas no órgão e que novos servidores, sem conhecimento, preparo e experiência assumam posições de comando e chefiem policiais com até 30 anos de experiência.
"Com essa reestruturação acredito que haverá um fortalecimento da Polícia Federal e confiaremos mais no trabalho desempenhado", diz o socialista. No Senado, outras duas propostas semelhantes avançam: a PEC nº 51/13 e PEC nº 73/13.