As três emendas sugeridas pelo deputado federal Alexandre Roso (PSB-RS) na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) foram aceitas em proporção ao valor total dos recursos solicitados.
Na área da Seguridade Social e Família, Roso indicou a expansão da Rede de Atendimento com novas agências do INSS. A medida possibilitará aos usuários o acesso aos serviços previdenciários sem necessidade de deslocamento aos grandes centros. “Apesar de contemplados no projeto, alguns municípios ainda não possuem a unidade construída por falta de orçamento. Portanto, a emenda garantirá os recursos para a construção de novas unidades”, enfatiza o parlamentar.
Infraestrutura
As emendas na área de infraestrutura priorizam o programa de estradas vicinais, de responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
De acordo com Roso, o objetivo é fortalecer o associativismo e o cooperativismo rural, assim como promover a implantação e modernização da infraestrutura de apoio à produção agropecuária, incluindo medidas estruturantes de aperfeiçoamento dos serviços ao desenvolvimento agropecuário, buscando a redução de custos e perdas. “Precisamos garantir o acesso na área rural, assim estaremos facilitando o transporte da produção e incentivando o desenvolvimento do campo”, reforça Roso.
Ainda no setor de infraestrutura, o deputado propôs emenda para a perfuração de poços de água no Rio Grande do Sul, preferencialmente, nos municípios com menos de 50 mil habitantes e nas áreas rurais.