A Senado aprovou nesta terça-feira (3/4) Projeto de Resolução (PLS 6/2012) que prorroga por 180 dias o prazo para que o governo da Bahia contrate operação de crédito externo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A proposta, apresentada pelos senadores Lídice da Mata (PSB/BA) e Walter Pinheiro (PT/BA), foi analisada pelo Plenário, após pedido de urgência.
Inicialmente, o prazo da operação de US$ 10 milhões, destinada ao Programa de Desenvolvimento Ambiental da Bahia, venceu em 22 de fevereiro. Em ofício à CAE em 16 de fevereiro, o governador da Bahia, Jaques Wagner, esclareceu que não foi possível concluir o contrato dentro do prazo estabelecido e pediu sua prorrogação. Durante a votação na CAE, a senadora Lídice da Mata informou que o prazo não foi cumprido devido a questões técnicas do próprio BID, e não do governo do Estado.
O relator da proposta, senador Eduardo Suplicy (PT-BA), deu parecer favorável à prorrogação do prazo e disse que esta prorrogação “não altera a substância da autorização concedida pelo Senado Federal em fins de 2010”.