
Estudantes seguram maquete do Ginásio Pernambucano, referência em ensino médio no país. Foto: Divulgação
Autor: Márcio Steffani, secretário de Planejamento de Pernambuco e coordenador do programa Pacto pela Vida
A nossa Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano (unidade da Rua da Aurora) foi parar na Globo News, na série “História do Futuro”, da jornalista Miriam Leitão.
O programa foi ao ar na última quinta-feira (02/11).
A jornalista viajou o Brasil em busca de boas práticas em diversas áreas, entre elas a Educação.
Um dos aspectos que mais impressionaram foi o fato de a evasão escolar no Ginásio Pernambucano ser zero.
Mas resultados similares são encontradas em toda a rede estadual: a rede pública estadual de Pernambuco tem há quatro anos os menores índice de abandono do país , chegando em 2016 a 1,7% no ensino médio e a 1% nos anos finais do ensino fundamental.
Isso é ainda mais impressionante quando se relembra que em 2007, Pernambuco tinha a segunda maior taxa de abandono escolar no ensino médio entre todos os estados.
Miriam conversou com estudantes e ex-estudantes do Ginásio Pernambucano (unidade da Rua da Aurora), a mais antiga escola pública do Brasil (1825) e a primeira do Estado a implantar o ensino em tempo integral, modalidade que neste Governo Paulo Câmara já chegou a mais de 330 escolas, a maior rede do Brasil.
Impressionam o brilho no olho dos estudantes, a evidência da importância da escola na criação de um futuro melhor e a clareza na exposição das ideias.
Miriam também entrevistou professores e equipe gestora para entender como os projetos da escola ajudam os estudantes a desenvolver o protagonismo e o projeto de vida, elementos trabalhados nas escolas em tempo integral.
Importante observar que a experiência do Ginásio Pernambucano é apenas uma entre numerosas outras espalhadas em todas as regiões de Pernambuco.
Mais de 51% das vagas oferecidas hoje no ensino médio estadual são de tempo integral. Todas as escolas da rede estadual são acompanhadas pelo Pacto Pela Educação (PPE), um impressionante sistema de gestão e controle, que reproduz práticas muito exitosas.
Implantado em 2011 o PPE já teve seus méritos reconhecidos pelo BID que premiou o Programa em 2015 com a 2ª Colocação na América Latina e Caribe na categoria Gestão por Resultados.
Os feitos positivos que têm sido alcançados na educação não são fruto do acaso, mas de muito investimento, planejamento e engajamento do Governo Estadual, dos gestores, dos profissionais de educação, dos alunos e das famílias.
Mesmo com os bons resultados, o Governo Paulo Câmara continua a trabalhar para tornar a escola pública ainda mais atrativa para os nossos jovens, neste sentido, temos o maior programa de cobertura de quadras esportivas da história da rede Estadual, assim como na semana passada foi lançado o PE no Campus, programa que concederá bolsas para mil dos nossos estudantes carentes que alcançarem ensino superior e tenham que se deslocar mais de 50 km de sua residência. Subsídio que auxiliará na manutenção dos primeiros anos da faculdade.
* Artigo originalmente publicado no Blog do Jamildo em 7/11/2017