
Para o socialista, os países integrantes do Acordo de Paris devem cumprir com as políticas para redução de emissão de dióxido de carbono (CO2). Foto: Facebook/Dep. Valadares Filho
O deputado federal Valadares Filho (PSB-SE) participou, nesta segunda-feira (6), da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 23), na cidade de Bonn, Alemanha.
Para o socialista, os países integrantes do Acordo de Paris devem cumprir com as políticas para redução de emissão de dióxido de carbono (CO2) e conter o aumento da temperatura do planeta conforme se comprometeram ao assinar o documento. Ele lembra que o acordo, firmado em 2015 por 195 países, tem o propósito de limitar o aquecimento global a menos de 2ºC e definir esforços para não ultrapassar 1,5ºC.
Segundo especialistas da Organização Meteorológica Mundial da ONU, os compromissos firmados no Acordo de Paris representam apenas um terço das metas necessárias para combater as mudanças climáticas. Eles apontam que os níveis de CO2 bateram todos os recordes em 2016 e são os mais altos em 800 mil anos.
Valadares destaca que muitos dos países signatários do Acordo ainda não sabem como alcançar a meta estabelecida e tampouco a maneira pela qual um país fiscalizará os outros. “É preciso criar mecanismos mais eficazes de fiscalização e formas de conscientizar esses países sobre a necessidade de fazer cumprir o Acordo de Paris”, afirma o socialista.
O deputado alerta que as variações climáticas estão cada vez mais bruscas em todo o planeta, com tempestades, furacões e outros acidentes naturais. Na visão dele, cumprir o Acordo de Paris é apenas o primeiro passo para controlar o aquecimento global.
Na abertura do evento, o socialista representou a Câmara dos Deputados como presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra). Valadares afirma que o propósito em participar da conferência é obter subsídios para ampliar o debate no âmbito do colegiado que preside, “visando a contribuição para que o Brasil possa cumprir sua parte no acordo”. As reuniões da COP 23 vão ocorrer até 17 de novembro.
Pautas da COP 23
Um dos pontos importantes na pauta da COP 23 é a conclusão do Livro de Regras, que traz o detalhamento de como alcançar as metas do Acordo de Paris e a definição de uma forma eficaz de fiscalização das metas.
Outro ponto importante é que os países desenvolvidos terão que destinar 100 bilhões anuais, a partir de 2025, para conter os efeitos danosos do aquecimento global em regiões menos desenvolvidas.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Ascom do dep. Valadares Filho