O deputado Antonio Balhmann (PSB-CE) coordenou, na terça-feira (22), o painel de abertura do Seminário “Desafios da Indústria Brasileira Frente à Competitividade Internacional”. Balhmann destacou que a Câmara dos Deputados tem um papel fundamental na impulsão do desenvolvimento econômico do País. “A Câmara representa o palco de mobilização das grandes questões nacionais, como foi, recentemente, a aprovação do novo Código Florestal, um avanço para a cadeia produtiva brasileira”, definiu.
Com o tema "Os desafios, a competitividade e o futuro da indústria brasileira", o debate mediado pelo socialista contou com a presença do ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; do secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland; e do presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Márcio Reinaldo Moreira.
O ministro Fernando Pimentel anunciou que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro crescerá acima da média mundial em 2012, mas certamente será menor do que a previsão atual do governo, de 4,5%. “Nós soubemos enfrentar a crise com ousadia. Por isso, o Brasil, em 2012, vai conseguir fazer o PIB crescer acima da média internacional, que deve estar entre 2,5% e 3%”, avaliou. O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, declarou que a agenda do investimento "já está colocada no Brasil". Ele destacou que o problema nos Estados Unidos é justamente a dificuldade em recuperar o consumo interno.
O seminário é uma iniciativa das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. O encontro, que acontece no auditório Petrônio Portela, no Senado, segue nesta quarta-feira (23).