
Para Bebeto, agenda retrocessos sociais deve piorar as estatísticas de violência que atinge principalmente a população negra. Foto: Sérgio Francês/Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
O deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA) cobrou dos parlamentares o empenho em construir uma agenda legislativa que trate da inclusão de negros e negras no país.
Em discurso na tribuna da Câmara nesta quarta-feira (23), Bebeto defendeu que o tema deve ser tratado com prioridade como parte de estratégia para redução da violência que vitima milhões de negros.
“Nós devemos repousar as nossas atenções, por exemplo, sobre os autos de resistência que parte da bancada da segurança não quer nem ouvir falar”, disse o deputado, referindo-se à proposta de lei que proíbe o uso da expressão “auto de resistência” nos boletins policiais e obriga a investigação de todas as mortes causadas por agentes públicos.
O deputado criticou a agenda de retrocessos do governo Temer que, segundo ele, deve piorar ainda mais as estatísticas de violência e de desemprego que atinge principalmente a população negra. Para Galvão, o genocídio contra jovens negros e pobres no país “tem sido uma marca dos governos”.
E, para completar o ciclo de regressão social de direitos, afirmou o socialista, o governo Temer editou portaria que dificulta o trabalho dos agentes públicos em tipificar crimes de escravidão.
“Nós não podemos aceitar um governo que apresenta uma agenda de regressão social de direitos. Basta verificar a estratificação dos dados dos mais pobres e desempregados que identificamos claramente que, mais de 60% dos desempregados são negros e negras”, criticou.
Para Galvão, mais do que celebrar o Dia da Consciência Negra, o Congresso Nacional, os governos e a sociedade civil devem lutar pela valorização de homens e mulheres para a construção de um país de igualdade, finalizou.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional