A Prefeitura de Belo Horizonte vai lançar um novo canal de atendimento não presencial aos cidadãos belo-horizontinos, o BH Resolve Mobile, um aplicativo para smartphones capaz de receber solicitações de serviços como reparo de buracos em ruas e calçadas, corte e poda de árvores e denúncias de ocupação irregular de área pública.
O aplicativo foi homologado em agosto deste ano e deve estar disponível ao cidadão até novembro. Todas as solicitações poderão ser encaminhadas com fotos e informações sobre localização geográfica. “O usuário que baixar o aplicativo no celular poderá registrar demandas de serviços para a Prefeitura e até fotografar irregularidades”, informou o gerente de Projetos e Ações de Atendimento ao Cidadão, Fernando de Pádua.
As solicitações feitas no aplicativo BH Resolve Mobile serão encaminhadas para o Sistema de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de Belo Horizonte, o SACWEB. “É gerado um número de protocolo para que o cidadão possa acompanhar o andamento da solicitação pelo celular e também pela Central de Atendimento Telefônico 156 ou no BH Resolve”, explica o gerente de Desenvolvimento de Geotecnologias, Cristóferson Bueno.
Dos 184 serviços disponibilizados pelo SACWEB, dez correspondem a 60% de todas as demandas de serviço. Em média, são 200 mil solicitações ao ano. Após análise, a Prefeitura de Belo Horizonte resolveu disponibilizar na versão inicial do aplicativo, cinco serviços: Tapa Buraco; Terra, Entulho e Bota-fora (depositados em área pública); Controle de Roedores; Corte e Poda de Árvores (em área pública); Lotes Vagos Sujos e/ou sem Capina. .
Segundo a secretária municipal adjunta de Modernização, Lídia Maria de Carvalho Otoni Vasconcellos, o aplicativo BH Resolve Mobile faz parte de um projeto para desburocratizar e melhorar o atendimento ao cidadão belo-horizontino. “Ele visa, principalmente, trazer mais comodidade e agilidade nos contatos entre a população e a administração pública”, disse.
O projeto é desenvolvido pela Superintendência do Geoprocessamento Corporativo e pela Gerência de Sustentação de Sistema de Governo, da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel).
Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte