
Siqueira participou da abertura do congresso estadual do PSB-GO, que reuniu lideranças de diferentes partidos, prefeitos, deputados, vereadores, representantes dos movimentos sociais e filiados. Foto: Humberto Pradera
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, criticou o envolvimento do presidente Michel Temer em nova denúncia por formação de quadrilha e obstrução de justiça e disse que todos os brasileiros devem reagir à corrupção elegendo políticos que não “desonrem” seus mandatos.
Ele participou, nesta sexta-feira (15), em Goiânia, da abertura do congresso estadual do PSB, que reuniu lideranças de diferentes partidos, prefeitos, deputados, vereadores, representantes dos movimentos sociais e filiados.
“Pela primeira vez na história republicana, um presidente da República é denunciado por organização de quadrilha, por obstrução de justiça, e nós esperamos que o povo brasileiro, com a contribuição dos militantes do PSB, possam reagir a isso. Nós não podemos e nem nem queremos ter governos que desonrem os cargos que assumam, seja de presidente, de parlamentar, seja em qual nível for”, declarou.
A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) foi reconduzida pelos delegados à presidência do diretório estadual para o triênio 2017-2019. Também foram eleitos os demais integrantes do diretório estadual e da Executiva do partido, além dos delegados ao Congresso Nacional do PSB.
Siqueira elogiou o trabalho do diretório estadual na organização e no fortalecimento do partido em Goiás e destacou, em nome do Diretório Nacional do PSB, o desempenho da senadora Lúcia Vânia e do presidente na Capital, Vanderlan Cardoso, na condução do partido.
Também estiveram presentes no congresso os secretários nacionais dos segmentos sociais do PSB Dora Pires (Mulheres), Tony Sechi (Juventude), Valneide Nascimento (Negritude) e Otávio Oliveira (LGBT).
Carlos Siqueira disse que o partido terá candidaturas próprias em estados importantes na eleição de 2018, com Márcio França em São Paulo, Márcio Lacerda em Minas Gerais e Paulo Câmara, que concorrerá à reeleição em Pernambuco.
O PSB também deve concorrer com candidatos próprios no Distrito Federal, na Paraíba e no Tocantins, afirmou o presidente nacional do PSB.“O partido tem se organizado, o partido está entusiasmado, tenho viajado por todo o país durante o período preparatório para o 14º Congresso Nacional do PSB, e em cada lugar que chego, vejo centenas de pessoas novas, o que revela também uma renovação do partido”, disse.
Siqueira voltou a reforçar a importância do papel dos segmentos sociais e a qualificação de quadros para que o partido possa repetir os exemplos de boas gestões socialistas pelo país.“Por isso, fiz questão de estar aqui presente porque sei o quanto é importante que o partido continue a se expandir, a crescer, a dar frutos, a ter mais representantes nas câmaras, na assembleia, no Congresso e em todos os movimentos sociais e populares”, disse.
O presidente nacional do PSB convocou os socialistas a participarem do 14º Congresso Nacional, em outubro, e a contribuírem com a consulta pública ao plano nacional de desenvolvimento do partido, lançado nesta semana pelo diretório nacional e pela Fundação João Mangabeira (acesse aqui). O documento é uma síntese do pensamento socialista e de intelectuais progressistas.
“O plano nacional de desenvolvimento está colocado para análise e discussão dos militantes, parlamentares, e executivos socialistas de todo o país, e demonstra que o PSB sabe para onde quer ir e honra a sua história de 70 anos na vida republicana”, afirmou.
O socialista defendeu a redução da desigualdade social no país, a ética na política, e maior eficiência do Estado em áreas essenciais como educação, saúde e segurança.

Lúcia Vânia falou sobre a necessidade de construir um novo estado de Goiás, reafirmando a missão do partido com a ética, a busca pela igualdade e a luta pelos direitos sociais. Foto: Humberto Pradera
“É preciso diminuir as desigualdades sociais, que são abissais no país. É preciso que a justiça social chegue, é preciso que os serviços públicos prestados pelo Estado brasileiro sejam eficazes na saúde, na educação, na segurança pública. Em todas essas áreas o Estado deveria se debruçar com maior eficácia, com maior pertinácia”, defendeu.
Ao finalizar o seu discurso, Siqueira disse que os socialistas devem alimentar a esperança e o sonho de uma sociedade mais livre e justa. “A nossa vida e o nosso país também são alimentados pelos nossos ideais e pelo sonho de uma sociedade livre, de um país sem corrupção. Esta capacidade que nós temos de sonhar, de melhorar e de transformar as coisas, deve ser a chama que alimenta os nossos ideais””, declarou.
Crescimento em Goiás – A senadora Lúcia Vânia ressaltou que o PSB criou mais de 50 diretórios municipais nos dois últimos meses e que o compromisso do partido no estado é o de fortalecer a participação das cidades goianas nas decisões políticas da sociedade.
Aos participantes do congresso, a senadora falou sobre a necessidade de construir um novo país e um novo estado de Goiás, reafirmando a missão do partido com a ética, a busca pela igualdade e a luta pelos direitos sociais. “O PSB tem o compromisso de ser um partido inclusivo, que abre as portas para todos os segmentos da sociedade”, afirmou.
A presidente do PSB Goiás aproveitou a ocasião para lembrar, em retrospectiva, seu trabalho social desempenhado durante os mais de 30 anos de vida pública, nos diversos espaços que ocupou ao longo de sua carreira política, como primeira-dama do Estado, deputada federal e senadora.

Vanderlan Cardoso: “Estamos estruturando ainda mais o partido para, no ano que vem, apresentarmos nomes e projetos para promover o desenvolvimento do Estado de Goiás”.
Lúcia Vânia também foi secretária nacional de Assistência Social e criou importantes projetos sociais, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e a Política Nacional do Idoso. A senadora relatou a Lei Maria da Penha e é autora de matérias de importância econômica para o estado e o país, como a recente convalidação dos incentivos fiscais para os estados.
O presidente municipal e ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, também destacou o crescimento do partido em Goiás e defendeu a ética e a moralidade na política brasileira.
” Nós estamos estruturando ainda mais o partido para, no ano que vem, apresentarmos nomes e projetos para promover o desenvolvimento do Estado de Goiás. Nós, do PSB, acreditamos que é preciso resgatar a ética e moralidade na política brasileira. E trabalharemos muito para isso”, afirmou.
Ele disse que vai deixar seu nome à disposição para as eleições de 2018. O socialista, que venceu duas eleições para prefeitura de Senador Canedo e disputou o governo de Goiás, também por duas vezes, e a prefeitura de Goiânia, no ano passado, disse que a decisão de qual cargo poderá disputar no próximo ano será tomada pelo partido.
“Qualquer projeto nosso para o ano que vem vai depender do partido. Vamos discutir com os companheiros antes de tomar decisão”, explicou.
Confira a galeria de fotos do Congresso:
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional