Brasília se prepara para sediar, em 2018, a oitava edição do Fórum Mundial da Água, que reunirá cerca de 30 mil representantes de mais de cem países para discutir o futuro do uso da água. O evento terá como tema Compartilhando Água e pela primeira vez será realizado em uma cidade do hemisfério sul.
O lançamento oficial do fórum ocorreu neste domingo (26) com a presença de autoridades nacionais e internacionais no Palácio do Itamaraty. “A partir de agora somos a capital mundial da água e temos a responsabilidade de colocá-la na agenda global como tema fundamental para o desenvolvimento das nações”, afirmou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, durante a solenidade.
O calendário de atividades teve abertura oficial nesta segunda-feira (27) e segue até a terça-feira (28) com debates no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Durante os dois dias, cerca de 500 participantes, entre pesquisadores, técnicos, políticos e outros interessados no tema, discutirão propostas para a programação do evento internacional.
“Temos o desafio de garantir justiça social no que se refere ao recurso. Queremos mudar os paradigmas em relação ao uso da água”, declarou Rollemberg. Após os debates, os membros da comissão organizadora continuarão em Brasília para visitas técnicas.
Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos sobre recursos hídricos. Brasília foi escolhida como sede do 8º Fórum Mundial da Água em 26 de fevereiro de 2014, durante reunião de governadores do Conselho Mundial da Água, em reunião na Coreia do Sul.
O encontro já passou por Daegu, na Coreia do Sul (2015); Marselha, na França (2012); Istambul, na Turquia (2009); Cidade do México, no México (2006); Kyoto, no Japão (2003); Haia, na Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).
Com informações da Agência Brasília