Sessão Solene no Plenário da Câmara, nesta terça-feira (31), prestou homenagem à Campanha da Fraternidade (CF) 2015. A CF é realizada todo ano, no período da quaresma – entre a quarta-feira de cinzas e a Semana Santa – e tem o objetivo de despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a população buscando caminhos de solução. A Campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Neste ano com o tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e o lema "Eu vim para servir" a CF, propôs a aproximação e o diálogo entre duas importantes instituições: sociedade e Igreja. Como um dos oradores, o deputado federal Flavinho (PSB-SP) representou o PSB na Sessão Solene.
Durante o discurso, o socialista afirmou que como representante do povo no Parlamento terá como lutar concretamente pelo povo mais sofrido. "Fui pregador católico e missionário por muitos anos e nesta Casa terei oportunidade de dar voz à população que não tem oportunidades. Dar voz aqueles que desejam ver políticos e homens públicos que realmente pautem suas ações na ética e na moral".
Flavinho também chamou cada um dos parlamentares para servir, não simplesmente dizer com palavras, mas com fatos, com atitudes.
Sobre a Reforma Política e a coalização pela Reforma Democrática, o deputado lembrou, que a principal reforma que a população mais espera é a ética e a moral, não só dos políticos, mais também de toda sociedade brasileira. O parlamentar concluiu pedindo, "que realmente essa reforma política toque no coração de cada pessoa, de cada brasileiro e cada brasileira, esteja ele na condição em que estiver para que a justiça e a paz possam caminhar de mãos dadas no País".
O deputado socialista Heráclito Fortes (PI) também fez questão de participar da solenidade. O parlamentar disse que, como católico, não poderia deixar de dar um incentivo a mais na edição da Campanha. "A ideologia da igreja é a fé. A nossa igreja cabe a todos, e é bom que seja assim. Portanto, fico muito feliz em estar aqui neste plenário plural, quando o objetivo da campanha deste ano é a integração com a sociedade. Não poderia haver um tema mais oportuno e mais próprio para o momento que vivemos. Temos como exemplos maiores os gestos permanentes do Papa Francisco, que prega humildade, união e, acima de tudo, compreensão”, concluiu.
Representando a Igreja Católica estavam presentes, o bispo Auxiliar de Brasília,Dom Valdir Mamede, o bispo de Formosa (GO), Dom José Ronaldo Ribeiro, o secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB, Carlos Alves Moura, entre outras representações católicas.