Em entrevista à jornalista Beth Begonha, da Rádio Nacional da Amazônia, nesta segunda, 30, a deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) falou da prevenção ao escalpelamento nos acidentes ribeirinhos na região Norte do país. Janete é autora da lei 11.970/2009, que obriga a cobertura do volante e eixo dos motores dos barcos ribeirinhos e pela qual foram desencadeadas as campanhas de prevenção, quando são instaladas as coberturas, registrados os barcos e capacitados os pilotos. 540 barcos, no Amapá, foram registrados desde o início das campanhas. A socialista anunciou que está sendo organizada uma nova ação de prevenção, conjunta entre o Governo do Estado do Amapá – Bombeiros Militares, Polícia Ambiental, Rádio Difusora – e a Marinha do Brasil. A reunião de trabalho está prevista para o dia 6 de agosto.
Segundo a deputada, desde a promulgação da lei e o início das campanhas de prevenção, os acidentes com escalpelamentos foram reduzidos significativamente no Amapá, não sendo registrado nenhum evento desse tipo desde 2011. A parlamentar citou ainda outra ação que considera significativa no resgate da dignidade e da cidadania das pessoas vitimadas pelos barcos: as cirurgias plásticas reparadoras. Em maio foi realizado no Amapá o maior mutirão de cirurgias plásticas reparadoras da região em convênio do Governo do Amapá com a Defensoria Pública da União e a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas – SBPC. Foram operadas 47 pacientes. O Governo do Amapá pagou os custos das cirurgias, o transporte e a hospedagem dos médicos voluntários e dos pacientes, ainda hospedados num bom hotel da capital e acompanhados por uma equipe multidisciplinar, durante a recuperação.
A Rádio Nacional da Amazônia está realizando uma campanha para doação de cabelos que servirão para a confecção de perucas. As doações podem ser feitas falando com a Central do Ouvinte da Rádio Nacional da Amazônia. Telefones: (61) 3799 5167 / 3799 5169. Endereço de Correio: RÁDIO NACIONAL AM – CAIXA POSTAL 259 – CEP: 70710-750. E-mail: [email protected]