A candidata a prefeita de Alto Paraíso-GO Professora Nislene (PSB) e o candidato à reeleição de Cavalcante-GO, Vilmar Kalunga (PSB), lançaram nesta terça-feira (10), na véspera do Dia Nacional do Cerrado (11), propostas de ações integradas para preservação e desenvolvimento sustentável do bioma.
Os municípios dos candidatos são abrangidos em grande parte pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que teve mais de 10 mil hectares queimados recentemente. A situação coloca em risco a biodiversidade do local, considerado a savana mais rica do mundo em termos de espécies de fauna e flora.
A proposta central é a criação de um consórcio intermunicipal para atuar em defesa do cerrado e da Chapada dos Veadeiros, área reconhecida como Patrimônio Mundial Natural. O objetivo é estabelecer uma rede de apoio e proteção ao bioma, que envolva de forma integrada governos e sociedade civil. Candidaturas de toda a região são convocadas a assumir esses compromissos, caso sejam eleitas.
O projeto é uma iniciativa coletiva, coordenada pela Quero Você Eleita, uma startup de inovação política. Seu propósito é promover o desenvolvimento econômico sustentável do bioma, enquanto busca prevenir queimadas descontroladas, desmatamentos ilegais e a expansão desordenada da ocupação do solo.
Além da criação do consórcio, entre os compromissos assumidos pelos candidatos socialistas estão a elaboração de um “Plano de Ação Climática”, pautado no “Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima”, para identificar e estabelecer medidas prioritárias concretas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa, de mitigação e de adaptação social, econômica, ambiental e territorial; estabelecimento de metas municipais e regionais de desenvolvimento socioeconômico e de redução de desigualdades regionais, por meio de estratégias compartilhadas entre os mandatos, posicionamentos coletivos e diálogo com a cidadania.
Entre os compromissos também estão a ampliação, capacitação e apoio às brigadas de incêndios; implementação e aprimoramento de tecnologias de monitoramento e alertas que possibilitem o acompanhamento das queimadas e desmatamentos em tempo real; restauração das áreas degradadas pelas queimadas e desmatamento, com a utilização de sementes nativas do Cerrado com a participação da Embrapa Cerrados.
Os candidatos propõem ainda a gestão adequada dos resíduos sólidos, incentivando a reciclagem, a compostagem e a destinação correta dos resíduos em toda a região; preservação da vegetação nativa, com apoio a criação e manutenção de Unidades de Conservação Ambiental e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs); o incentivo à agricultura familiar e a Agroecologia;o combate ativo e incessante à expansão urbana desordenada na região, com a implementação de tecnologias de georreferenciamento; entre outros.
Com informações do Correio Braziliense