O presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira, recebeu nesta terça-feira (11), na sede do partido em Brasília, o embaixador do Chile, Jaime Gazmuri, que estava acompanhado do adido de imprensa Carlos Monge.
Em visita de cortesia ao novo presidente, o embaixador chileno procurou entender a situação do partido após as eleições e qual é a linha de ação a ser adotada perante o novo governo. Conforme explicou Siqueira, foi iniciado processo de consulta interna com o intuito de definir a posição do partido, se será de independência ou de diálogo com o governo. “Não dá para fazer oposição sistemática”, concluiu.
Siqueira afirmou, ainda, acreditar que o governo terá dificuldades para reverter o panorama negativo e o desgaste político que enfrenta devido, entre outros motivos, à má situação econômica do País. Entretanto, defendeu que o processo de evolução social brasileiro é irreversível.
Relembrando a aproximação do ex-presidente socialista Miguel Arraes com a esquerda chilena, o embaixador ressaltou a importância de manter estreita relação entre o Brasil e o Chile, e o papel do PSB e do Partido Socialista, de Michele Bachelet, nesse processo. Ao final, Siqueira convidou Gazmuri para proferir palestra sobre a situação política e as amplas reformas em curso em seu país, em data e local a serem definidos.