Até o dia dois de setembro, quem prestigia os  Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em Londres pode conferir as riquezas brasileiras e cearenses através de fotos, vídeos e equipamentos interativos na exposição "Brasil at Heart" – do português, Brasil no Coração. A mostra está sendo realizada na embaixada brasileira em Londres com o intuito de mostrar a capacidade do país em sediar megaeventos, com produtos e serviços inovadores, além do crescente potencial turístico.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, a estratégia de divulgação visa promover o Brasil além das belezas naturais. “Queremos com essa exposição inserir uma visão da modernidade do Brasil. Então, combinaremos atributos naturais, qualidade nos esportes, com outra imagem, menos divulgada, de que somos um país de grandes inovações”, afirma.

No espaço, os visitantes poderão conferir o vídeo que mostra todos os detalhes da arena que tem dado orgulho aos cearenses e ganhado destaque internacional pela boa condução da obra, o Castelão. Além da arena, e do artesanato, os espectadores dos Jogos de Londres vão conhecer as belezas naturais do Ceará através de suas paisagens, com destaque para as belas praias com estruturas únicas e diferenciadas.

De acordo com o secretário especial da Copa do Ceará, Ferruccio Feitosa a exposição vai promover o Estado e incentivar a vinda de estrangeiros tendo como mote a Copa das Confederações e a Copa do Mundo da FIFA 2014. “Temos uma localização geográfica favorável. Somos a capital brasileira mais próxima da Europa. Estamos a 6h30min da Europa e de Miami, na América do Norte, e a 4h30min da África. Somando isso às questões climáticas da cidade de Fortaleza, podemos potencializar o turismo do Ceará”.

Para se aprofundar nos assuntos que envolvem os grandes eventos no Ceará, O visitante poderá conferir a entrevista do secretário para o programa  dedicado as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 TM  do  Ministério do Esporte. O vídeo, que será apresentado na exposição brasileira, dá detalhes sobre a preparação do Estado. Ferruccio Feitosa fala sobre a hospitalidade típica do povo cearense, do clima favorável e das obras do Governo do Estado como o Centro de Eventos, Aeroporto de Aracati e Acquario Ceará. “O Governo do Estado entende que o turismo é uma das grandes vocações do Ceará e por isso tem realizado grandes investimentos que se aproximam dos R$ 6 bilhões em diversas áreas. Muitas obras já foram inauguradas, outras estão praticamente prontas. Isso nos dá segurança de que estamos no caminho certo para tornar o Ceará conhecido mundialmente”, destaca.

Torcida Social

Outra ferramenta para envolver torcedores é a Torcida Social. O objetivo é mostrar como fãs do esporte podem integrar-se em uma competição pelos melhores palpites no Facebook e em smartphones. A ideia é que os participantes enviem previsões dos resultados das partidas e disputem o título de melhor palpiteiro. O aplicativo, adaptável a qualquer competição, será utilizado em eventos como o Campeonato Brasileiro de Futebol e a Copa do Mundo FIFA 2014.

Outra forma de conhecer as riquezas do país será por meio do Visorama, sistema de realidade virtual em que, com um binóculo, permite ao visitante  um “passeio” pelas paisagens com imagens panorâmicas de 360 graus. Segundo o presidente da Embratur, Flávio Dino, a oportunidade também servirá para a divulgação da nova campanha publicitária internacional do Brasil para 100 países, com o slogan “O Mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida”.

Brazil at Heart

A “Brazil at Heart” estará aberta de terça a domingo, das 12 horas às 18 horas, com programação variada, incluindo palestras e workshops organizados pelo governo brasileiro e por instituições parceiras. De 31 de julho a 15 de agosto, serão feitas ações, em parceria com os estados, para apresentações culturais, destacando a música, a gastronomia e os destinos brasileiros.

Exposição “Brazil At Heart"

Local: Embaixada brasileira em Londres (14-16 Cockspur Street, SW 1 Y 5BL, próximo a Trafalgar Square).
Data: até  2 de setembro
Horário: de 12h às 18h