A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (31), proposta que inscreve o nome do ex-deputado federal e ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, no Livro dos Heróis da Pátria. A matéria segue agora para votação no Plenário da Casa.
O Projeto de Lei nº 6101/2016, de autoria de 32 parlamentares da bancada do PSB, foi apresentado em agosto do ano passado pelo deputado socialista Tadeu Alencar (PE).
Para o deputado, Arraes é um dos políticos e personalidades mais influentes na história do Brasil. “Pelo exemplo de vida, pela sua luta por justiça social e pelo seu ideário nacionalista e popular, representa, sobretudo, o combate às desigualdades que injustamente punem os brasileiro. Sua vida inteira foi um tributo ao povo”, ressalta.
Segundo Alencar, a coragem, a resistência democrática à ditadura e o enfrentamento às forças conservadoras transformaram Arraes no principal líder popular da história recente do país. “Merece, portanto, com justa razão, afinado com os valores libertários que é o maior patrimônio do Estado de Pernambuco e da pátria brasileira, figurar nessa relevante galeria dos heróis nacionais”, afirma.
O livro traz a inscrição de diversas personalidades brasileiras e encontra-se no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. “Esse panteão cuida-se dos guerreiros nacionais, homens de luta e de fé num Brasil livre, soberano, justo e de igualdade de todos perante a lei. São características que cabem como uma luva na história e na vida de Miguel Arraes”, encerra Tadeu Alencar.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Liderança do PSB na Câmara dos Deputados