Durante uma caminhada pela área comercial do Centro Histórico de Cuiabá, neste sábado (22), o candidato a prefeito Mauro Mendes (PSB) defendeu o incentivo ao micro e pequeno empresário que investe na região central. Se eleito, Mauro Mendes implantará o projeto "Noite Cuiabana", que visa transformar as vielas e becos do Centro Histórico em um grande espaço de lazer e cultura para atender a população local e aos turistas.
"Queremos fazer do Centro Histórico a vitrine de Cuiabá, para que o turista se sinta acolhido e bem tratado ao visitar a nossa cidade. Queremos trazer de volta a autoestima dos cuiabanos, para reforçar o amor de cada um pela cidade", disse Mauro.
O presidente da Associação dos Lojistas do Centro Histórico, Paulo Salem, destacou que a região tem 27 pontos a serem revitalizados e apontou o grave problema da prostituição e do uso desenfreado de drogas durante o período noturno. "Quando o comércio fecha as portas, o centro fica deserto e vira um ponto de prostituição e de uso de drogas. Com isso, a sensação de insegurança é muito grande". Por outro lado, o vendedor Valmir Santos levantou a importância da preservação dos antigos casarões. "Essas casas têm vida, aqui já morou muita gente importante e tudo isso faz parte da nossa história, da nossa cultura".
Durante a caminhada, Mauro conversou com lojistas sobre suas propostas de governo e ouviu sobre os desafios para a revitalização da região. A caminhada contou com a participação de dezenas de pessoas, voluntários e entusiastas da campanha. Ao todo, são 700 lojas e mais de 7 mil trabalhadores que atuam na área.
A revitalização do Centro Histórico é uma demanda antiga da sociedade cuiabana e vem encontrando obstáculos nas sucessivas administrações.