Pesquisa do instituto Ibope, divulgada nesta terça-feira (10), para avaliar a intenção de voto entre os brasileiros sobre as eleições de outubro, aponta que o pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, soma 13% das intenções de voto. Como ainda não existe definição oficial sobre as candidaturas, o Ibope testou diversos cenários envolvendo 11 nomes.
Porém, quando a simulação se reduz a três pré-candidatos e são apresentados aos entrevistados com possíveis apoios políticos, Eduardo Campos é o único que apresenta crescimento relativo. Com apoio de Marina Silva, o socialista tem 18% das intenções de voto.
“Não tenho dúvidas que vamos ter uma missão muito dura, muito bela, que é comandar um novo momento para Brasil. Ouvir o povo e construir dias melhores. Muita gente que está hoje no voto branco, nulo, na indignação e sem participar, vai estar pelas ruas divulgando que tem um novo caminho pro Brasil”, avaliou Eduardo Campos.
O levantamento foi realizado por encomenda da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, entre os dias 4 e 7 de junho.
O instituto avaliou, ainda, a rejeição dos eleitores a todos os nomes propostos. A presidente Dilma Rousseff apresenta o maior índice de rejeição de todos os nomes consultados. 38% dos eleitores disseram não votar de jeito nenhum na pré-candidata à reeleição.
Em relação ao cenário político atual, pouco mais da metade do eleitorado desaprova a gestão da atual presidente (51%). E no que se refere à confiança na presidente Dilma, 53% dos eleitores declaram não confiar.
Para o líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (RS), os números confirmam mais uma vez que a população está “determinada a fazer mudanças e não aprova o cenário de inflação em alta e desenvolvimento em baixa que se estabeleceu no País. Quem semeia vento, colhe tempestade”.