Geraldo Julio (PSB) consolidou a liderança na corrida pela Prefeitura do Recife, segundo mais uma pesquisa. Depois de figurar em primeiro lugar no Vox Populi e no Ibope, o socialista agora lidera o levantamento do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) feito em parceria com o Jornal do Commercio. O levantamento divulgado há pouco no Portal LeiaJá traz o socialista com 34%, oito pontos percentuais à frente do segundo lugar, Humberto Costa (PT), que teve 26%. Daniel Coelho (PSDB), obteve 12% das intenções de voto e Mendonça Filho (DEM), ficou com 9%.
No comparativo com seu próprio desempenho na última pesquisa IPMN, de 23 de agosto, quando tinha 22,2%, Geraldo subiu 11,8 pontos percentuais em 14 dias. O socialista foi o único dos concorrentes a crescer em toda a série histórica do instituto. Em julho, ele tinha 6,8%. No dia 09 de agosto, data do segundo levantamento IPMN, Geraldo já estava com 14,4%.
“No início da campanha, optamos por apresentar propostas à população ao invés de tentar desconstruir a imagem dos nossos adversários. Os resultados de mais uma pesquisa mostra que nossa opção foi acertada. Vamos continuar debatendo os problemas que afetam o dia-a-dia do recifense até o dia 07 de outubro”, comentou Geraldo.
Ainda de acordo com o IPMN, Esteves Jacinto marcou 2% das intenções de voto. Os demais postulantes – Roberto Numeriano (PCB), Edna Costa (PPL) e Jair Pedro (PSTU) – ficaram na casa de 1%. Brancos e nulos foram 9%; ao tempo em que 8% não quiseram ou não souberam responder.
Geraldo Julio também lidera a pesquisa espontânea, onde os entrevistados não têm acesso a uma cartela com o nome dos postulantes. O socialista terminou o estudo com 31%, na frente de Humberto Costa (22%), Daniel Coelho (10%), Mendonça Filho (7%) e Esteves Jacinto (2%). Os demais também ficaram na casa de 1%. Brancos e nulos ficaram em 9%. Ao todo, 18% não quiseram ou não souberam responder.
Entre 3 e 4 de setembro, o IPMN entrevistou 1.080 pessoas com idade de 16 anos ou mais nas seis Regiões Político-Administrativas do Recife (RPAs). Registrada no Tribunal regional Eleitoral (TER) sob o número 00096/2012, a pesquisa tem margem e erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.