O deputado federal João Henrique Caldas (PSB-AL), o JHC, continua a crescer nas pesquisas de intenção de voto para prefeitura de Maceió. Segundo o Instituto Paraná Pesquisas, a análise mais recente encomendada pelo Diário do Poder e Gazeta de Alagoas, JHC ampliou a diferença e lidera a disputa com 44% das intenções de voto, contra 38,4% do candidato Alfredo Gaspar (MDB).
Com a margem de erro de 3,5% pontos percentuais para mais ou para menos, o levantamento confirma os dados apontados na Pesquisa Ibope, divulgada na última segunda-feira (23), e aponta a liderança de JHC, e seu vice Ronaldo Lessa (PDT), com 5,6 pontos percentuais à frente de Alfredo Gaspar.
“Nós vamos de ouvidos atentos consultar a população e construir um plano de governo que nós precisamos para tornar Maceió uma cidade mais inclusiva, uma cidade do bem estar e uma cidade criativa para poder, sobretudo, materializar muitos sonhos que estão represados da nossa querida capital”, disse JHC.
Eleito em 2014 como o deputado federal mais votado de Alagoas, JHC frisa em sua campanha sua “independência política” em relação às tradicionais famílias políticas de Alagoas. Seu adversário é apoiado pelo senador Renan Calheiros (MDB), pelo governador Renan Filho (MDB) e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (sem partido). Ao longo da campanha, os políticos têm participado de vários atos com Alfredo.
Programa de Governo
Maceió tem a pior nota no quesito acesso à educação entre as capitais do país: Cerca de 50 mil crianças estão fora das creches e pré-escolas. As propostas para a mudança dessa triste realidade é um dos destaques do programa de governo de JHC, ele propõe a ampliação do número de vagas nas creches e a criação do Programa Volta à Escola que terá parceria com os Conselhos Tutelares a fim de diminuir a evasão escolar.
O Programa Lugar de Família é na Escola também terá papel importante ao manter os centros de ensino abertos nos fins de semana para aumentar a integração com a comunidade. Além da educação, JHC afirma que irá trabalhar com afinco para melhorar o saneamento na capital e o transporte público.
“Com estas ações prioritárias, pretendemos deixar um legado de conhecimento que ninguém poderá tirar. Vamos avançar no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), buscar soluções para diminuir a taxa de desemprego e incentivar os jovens e as crianças para estarem nas salas de aula”.
JHC
O parlamentar tem 33 anos, é advogado, especialista em direito digital e compliance, mestrando em gestão pública e empreendedor. Nas eleições gerais de 2018, foi candidato à reeleição, sendo o deputado federal mais bem votado do Brasil, proporcionalmente.
JHC é vice-presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar Mista de Economia e Cidadania Digital.
É filho dos também políticos João Caldas da Silva e Eudócia Maria Holanda de Araújo Caldas. Ingressou na Assembleia Legislativa de Alagoas com 23 anos, onde atuou como deputado estadual de 2011 a 2014.