A Comissão de Viação e Transporte vai realizar audiência pública para debater as políticas tarifárias do transporte coletivo. O debate foi proposto pelo deputado José Stédile (PSB-RS). Para ele, resolver os problemas de mobilidade urbana é um dos principais desafios das cidades brasileiras.
Aumento da frota de veículos, congestionamentos e excesso de acidentes são alguns dos problemas apontados pelo parlamentar. Stédile defende que os gestores desenvolvam inovadoras para tornar o transporte público atrativo e viável. “Um dos aspectos fundamentais a serem analisados é política tarifária. Os gestores do transporte público defrontam-se, no mundo inteiro, com o dilema de manter a prestação de um serviço adequado, a um preço que a população possa pagar”, pontuou. Para ele, o transporte coletivo só será competitivo em relação ao transporte individual se for abundante, barato e universal.
Serão convidados para a audiência o prefeito do campus da UnB, Paulo César Marques da Silva; um dos fundadores do Movimento Passe Livre (MPL), Marcelo Pomar; o Ex-Secretário de Transporte de São Paulo, Lúcio Gregori; o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos, Ailton Brasiliense Pires; e o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Eurico Divon Galhardi.
A audiência ainda não tem data marcada.
Informações da assessoria de imprensa do deputado.