A Prefeitura do Recife, sob a gestão do prefeito João Campos (PSB), recebeu mais um reconhecimento internacional por seus Centros Comunitários da Paz (Compaz), conhecidos como Fábricas de Cidadania.
Promovido pela Organização Mundial das Cidades e Governos Locais Unidos (UCLG, sigla em inglês), o Prêmio da Paz foi concedido ao Compaz por estar entre as cinco iniciativas públicas mais eficazes no mundo, no universo de 23 países concorrentes, como exemplo governamental de projeto bem-sucedido de prevenção de conflitos e construção da paz.
A experiência e os resultados dos Compaz foi apresentada para uma plateia diversa e representantes de várias cidades do mundo durante o Congresso Mundial da CGLU, em Daejeon, na Coreia do Sul, entre os dias 10 e 14 de outubro deste ano.
“Esse evento é mais uma comprovação da eficiência dos Compaz nos territórios vulneráveis do Recife e do Brasil, já que outras cidades e estados da federação vieram – e continuam vindo- conhecer a Fábrica de Cidadania do Recife”, afirmou o secretário Executivo de Segurança Cidadã do Recife, Paulo Moraes.
Política pública implantada desde 2016, atualmente o Recife possui quatro Centros Comunitários da Paz (COMPAZ). Cada unidade está localizada em uma área periférica da cidade, identificada com alto índice de violência. São eles: o Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), O Compaz Governador Miguel Arraes (Praça da Caxangá) e o Compaz Dom Hélder Câmara, no Coque.
Os equipamentos oferecem de forma gratuita práticas esportivas, culturais e educacionais, bibliotecas, além de serviços sociais, sendo um espaço de convivência para todas as idades. A cultura de paz e não violência é o lema da iniciativa.
Em junho deste ano, a Rede Compaz ganhou o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público.
Em âmbito nacional, as boas práticas realizadas pelos Compaz do Recife levaram as Fábricas de Cidadania da Prefeitura do Recife a serem reconhecidas como o melhor projeto de redução de desigualdade social do Brasil, pela Oxfam Brasil e Programa Cidades Sustentáveis, no 3º Prêmio Cidades Sustentáveis.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura do Recife