Em convenção realizada na tarde deste sábado (12), o deputado federal Bira do Pindaré foi confirmado como candidato do PSB à prefeitura de São Luís, no Maranhão. Também foram homologadas as candidaturas da socialista Letícia Cardoso como vice e de 40 vereadores e vereadoras do partido.
Com o slogan “É mais São Luís! É outra história!”, a nominata da chapa socialista é composta por 62% de negros e negras, 30% de mulheres e 5% de LGBTQI+, destacando o compromisso do PSB com a ampla representatividade desses segmentos.
O evento ocorreu de forma presencial no Espaço Orienta, na capital, seguindo todas as recomendações das autoridades sanitárias devido à pandemia, e contou também com a transmissão ao vivo pelas redes sociais do Partido.
Estiveram presentes à convenção Luciano Leitoa e Domingos Paz, presidente e o vice-presidente estadual do PSB-MA, os secretários estaduais dos segmentos de Mulheres e LGBTQI+ e também candidatos a vereadora e vereador, Glauce Jane e Guilhon Filho, respectivamente, a secretária municipal da juventude socialista, Rayane Alves, e os secretários de Estado do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, Marcelo Coelho e Davi Telles, ambos do PSB.
Em seu discurso, Bira agradeceu o apoio Integral que vem recebendo a sua candidatura e destacou que, após três tentativas de concorrer à prefeitura de São Luís, irá enfrentar este pleito como um grande desafio.
“Há 11 candidatos concorrendo, nunca teve tantos em São Luís como agora. Mas quero dizer que não tenho medo de nenhum deles porque eles podem ter a estrutura que for, o dinheiro que for, mas não tem moral para pedir votos nessa cidade. Eles são mais do mesmo e são figuras conhecidas e repetidas, são herdeiros daqueles que sempre mandaram na política de São Luís e do Estado do Maranhão”, criticou.
Negro e morador da periferia de São Luís desde os dois anos de idade, Bira ressalta suas origens como um diferencial entre os demais candidatos que concorrem ao pleito este ano.
“Nossa diferença é brutal, é imensa porque nós sabemos das dificuldades que o povo passa. Não por que ouvi dizer, mas porque vivi todas essas dificuldades. Aqueles que estão aí se apresentando como os principais adversários não tem noção do que a gente vive na cidade, nunca passaram por uma escola ou um hospital públicos, nunca pegaram ônibus lotado”, afirmou.
Para ele, esse é o momento em que mais do que nunca, diante da pandemia, da crise e da escassez, um gestor municipal precisa ter as prioridades corretas. “Só sabe o que é mais importante para a população quem conhece a realidade do povo e essa é a grande diferença que queremos estabelecer nesse debate”.
Segundo Bira, São Luís nunca teve um prefeito vindo da periferia e que traz consigo a identidade do povo africano e a negritude em sua pele. O Maranhão é o terceiro Estado com o maior contingente de negros do país.
“Temos a chance de fazer a diferença, de construir essa outra história que está estampada aqui. Em tudo somos diferentes, pela trajetória, pelas propostas que estamos apresentando, pela construção política, porque tem aqueles que ficam se vangloriando porque estão cheios de aliados. Mas eu acho que é melhor andar só do que mal acompanhado”, disse a respeito de sua chapa pura.
Plano de governo com 40 compromissos
No fim de agosto, em uma plenária virtual, Bira apresentou seu plano de governo com 40 propostas por uma São Luís mais humana, bela e justa. O documento foi construído de forma popular e coletiva por meio de reuniões do Movimento Pense São Luís, criado pelo PSB estadual desde o início do ano passado, O que permitiu ouvir as demandas e necessidades da população.
“Temos propostas para todas as áreas e essas ideias não são minhas, são nossas. Eu escutei o povo, eu estive lá e escutei a reclamação do povo e vi que fazia sentido. Nós precisamos colocar todas essas propostas em debate com toda a sociedade. Para nós, o central é saber que queremos uma cidade mais humana, mais bela e mais justa. Isso se resume em 40 compromissos com a cidade que vocês vão ter a oportunidade de conhecer na nossa campanha”, pontuou.
Campanha
A campanha do candidato do PSB, mesmo em tempos de pandemia, será feita por meio de caminhadas nos bairros de São Luís. “Vou fazer campanha do mesmo jeito de sempre: com o pé no chão, indo para as ruas, apenas pedindo a consciência das pessoas e apresentando nossas propostas. Aqui não tem compra de voto, tem sola de sapato. Serão 300 Km a pé em São Luís e quem tiver coragem e saúde pode vir comigo”, finalizou convocando os presentes a participarem.
Vice prefeita socialista
A vice candidata a prefeita, Letícia Cardoso, filiou-se ao PSB no início de 2020 por acreditar nos ideais socialistas como forma de enfrentamento das grandes desigualdades sociais existentes no Brasil.
Neste pleito, Letícia afirmou que Bira do Pindaré é a melhor opção para a cidade, por seu posicionamento histórico de lutas a favor das causas sociais, por sua integridade na política e pelo modo democrático com que vem conduzindo sua pré-candidatura.
Mesmo estando gestante no oitavo mês, Letícia destaca que Bira não a deixou desistir da candidatura por este motivo. “Bira foi sincero comigo e disse que eu não poderia me excluir do processo por estar grávida, por esta condição de mulher. Então, isso de alguma forma me convenceu e eu pensei que, de fato, homens não desistem de compromissos profissionais ou políticos porque vão ter filhos. Por quê as mulheres têm que desistir?”, questionou.
Dessa forma, Letícia afirmou que irá representar as mulheres e lutar pelas causas feministas, de negros e negras e da população LGBTQI+. “Eu quero poder, de alguma forma, representar essas pessoas que não têm voz”.
Além disso, ela irá atuar em defesa da educação. “Esse é o meu lugar de fala nessa chapa. Penso que tenho legitimidade, por atuar no meio acadêmico e da pesquisa, e percebo que a educação é a única forma de transformação social”, afirmou.
Apoios socialistas
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, enviou suas saudações e destacou o apoio da direção nacional à candidatura de Bira.
“Nosso candidato à prefeitura de São Luís é atuante, inovador e será capaz de transformá-la numa cidade em mais moderna, mais criativa, mais inclusiva. É um candidato que tem a preferência integral da direção nacional do Partido Socialista Brasileiro. Conte conosco, Bira, disse em vídeo exibido na convenção.
Ainda foram exibidos vídeos de apoio à candidatura de Bira dos deputados federais do PSB Alessandro Molon (RJ), Tadeu Alencar (PE) e Camilo Capiberibe (AP).
Perfil Bira do Pindaré
Nascido na Rua do Sorriso, no município de Pindaré-Mirim, pelas mãos de uma parteira, Bira mudou-se com a família para a periferia de São Luís aos dois anos de idade. É casado e pai de duas filhas ludovicenses.
É bancário concursado, professor, advogado, mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão e, atualmente, deputado federal eleito com quase 100 mil votos. Foi deputado estadual eleito em 2010 e reeleito em 2014.
Iniciou sua jornada política na Pastoral da Juventude da Igreja Católica e no movimento estudantil, tendo estudado sempre em escolas e universidade públicas.
Presidiu o Sindicato dos Bancários e foi delegado Regional do Trabalho, período em que se destacou por combater o trabalho escravo.
Em 2006, candidatou-se ao Senado e conquistou mais de meio milhão de votos, o mais votado em São Luís.
No primeiro mandato na Assembleia Legislativa, em 2010, abriu mão de regalias como auxílio moradia e salários extras e se destacou pela luta por justiça social e em defesa das comunidades populares, dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, quilombolas, mulheres e ao lado dos sindicatos.
Reeleito deputado estadual com a maior votação da ilha de São Luís, intensificou o trabalho nas lutas populares, em defesa dos direitos humanos e por políticas públicas para melhorar a vida das pessoas.
Em 2013, filiou-se ao PSB e tem atuado como deputado federal eleito desde 2018 em defesa dos ideais socialistas: na defesa dos direitos do povo, dos movimentos sociais, sindicais; erguendo bandeiras da qualificação da educação pública, gratuita e de qualidade; da saúde; segurança pública; agricultura familiar; pessoa com deficiência e igualdade racial.
Presidente da Frente Parlamentar Quilombola, é um dos 20 parlamentares dos 513 que se declara preto.
Perfil Letícia Cardoso
Letícia nasceu em Vargem Grande, no Maranhão, e é filha de um casal de funcionários públicos estaduais. Mudou-se com os pais com um ano de idade para a capital São Luís, onde foi criada com as três irmãs.
É formada em Letras e em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi professora da Secretaria Estadual de Educação, de 2003 a 2009, e enveredou para a carreira acadêmica em 2006, quando ingressou no mestrado em Ciências Sociais. Foi aprovada em concursos públicos e atua até hoje como docente do Curso de Comunicação da UFMA, em São Luís, desenvolvendo pesquisas que relacionam as áreas de cultura, política e comunicação.
Doutora em Comunicação pela PUC-RS, também realiza estudos sobre gênero, identidade e direitos humanos, defendendo causas ligadas ao feminismo e às minorias sociais (movimento negro, movimento LGBTQI+, acessibilidade).
É casada, mãe de um menino de 5 anos e está gestante de seu segundo filho.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional