João Capiberibe foi confirmado como candidato do PSB a prefeito de Macapá em convenção on-line neste domingo (13). O evento alcançou um público de 60 mil pessoas e homologou também as candidaturas do vice-prefeito Rubem Bemerguy e de 61 candidatos a vereador na Frente Macapá Solidária, formada pelo PSB e a REDE Sustentabilidade.
Além de Capiberibe e Bemerguy, o senador Randolfe Rodrigues (REDE), o deputado federal Camilo Capiberibe(PSB), a deputada estadual Cristina Almeida (PSB), a ex-deputada e pré-candidata a vereadora Janete Capiberibe, os vereadores Professor Rodrigo (REDE), Caetano Bentes (REDE) e André Lima (REDE) também participaram do encontro de maneira presencial.
“Aprendi a olhar a sociedade de baixo para cima e é esse olhar que marcou minha trajetória política”, explicou Capiberibe, que fez questão de lembrar que a Frente Solidária está dando seu primeiro passo hoje (13), mesmo dia em que o Estado do Amapá tornou-se um território federal, em 1943, de acordo com um decreto do governo Getúlio Vargas.
Organizada respeitando todas as medidas de segurança impostas pela pandemia do coronavírus, a convenção on-line possibilitou que todos os candidatos ao legislativo municipal se pronunciassem por meio de gravações ao longo da manhã deste domingo.
“Macapá está mergulhada em uma mediocridade política. Eu e Rubem, em parceria com a REDE, vamos formar uma Macapá solidária”, afirmou o ex-senador, governador e prefeito de Macapá. Capiberibe também apresentou durante a transmissão as principais propostas de atuação da Frente na economia, educação e cultura.
“Vamos entrar na prefeitura em plena pandemia econômica e com nossa capacidade criativa e prática solidária continuada vamos superar esse momento triste e melhorar a vida da população”, comentou Capiberibe.
Assim como o socialista, o ex-secretário de Educação do Estado e procurador-geral do Amapá, o candidato a vice-prefeito Rubem Bemerguy, convidou a população a criar um pacto de solidariedade para “retirar Macapá das mãos de quem não está cuidado do seu povo” e afirmou ainda que a Frente Macapá Solidária irá caminhar de mãos dadas com todos, ouvindo e atendendo as necessidades da população.
“A era da modernidade é muito relativa e não abrange todo o Estado. Até hoje pessoas morrem de sarampo, difteria e até gripe em Macapá, nós não podemos permitir que isso continue a acontecer”, afirmou Bemerguy.
Trajetória
João Capiberibe é vice-presidente nacional de modernização partidária do PSB e se elegeu pela primeira vez em 1988, como prefeito de Macapá. Por lutar contra a ditadura militar, Capiberibe foi preso, torturado e exilado. Nesse período ele foi com a família para o Chile, Canadá e Moçambique.
Ao voltar, em 1979, Capiberibe passou pelo Estado do Acre, onde foi subsecretário de agricultura do Vale do Juruá. Em seguida, foi secretário de agricultura do Amapá.
Em 1985, prefeito de Macapá, em 1988 e em 1989, deu os primeiros passos na implantação da transparência pública no Brasil. Foi eleito e reeleito governador do Amapá, no período de 1994-2002. Como governador criou o primeiro portal de transparência de uma instituição pública do Brasil.
Em 2002 foi eleito senador e reelegeu-se em 2010. É autor da Lei Nacional da Transparência, Lei Capiberibe, sancionada pelo presidente da República em 2009, que complementa a Lei de Responsabilidade Fiscal e obriga a União, os estados e os municípios a divulgar seus gastos na Internet em tempo real.