O Partido Socialista Brasileiro do Rio Grande do Sul (PSB-RS) saiu fortalecido do Congresso Estadual realizado neste final de semana, em Porto Alegre, quando foi eleita a chapa de consenso “Construção Socialista”. Para o presidente reeleito, Caleb de Oliveira, a unificação das três chapas inscritas garante melhor preparo para enfrentar os desafios do próximo ano, quando o partido pretende lançar candidatos majoritários no maior número possível de municípios. “O Congresso mostrou que as bases do partido são respeitadas”, afirmou o presidente. O deputado Beto Albuquerque salientou que "imperou o bom senso e a base legitimou o caminho que vem fazendo o partido crescer".
A chapa de consenso aprovada pelos delegados presentes no Congresso é composta por integrantes das três chapas que haviam sido apresentadas na última quinta-feira. Para contemplar os três grupos, o diretório foi ampliado de 70 para 100 membros titulares.
Com o tema “A gente acredita na igualdade”, o Congresso Estadual do PSB reuniu mais de 600 militantes para o debate sobre conjuntura estadual e nacional, eleições 2012, balanço da atual gestão e escolha do novo Diretório e Executiva Estadual. Também foram escolhidos os delegados ao Congresso Nacional do partido, que ocorre dias 2 e 3 de dezembro, em Brasília. Carlos Vollmer, que comandou a secretaria de Organização nos últimos anos, apresentou o crescimento do partido sob o aspecto da criação e organização de comissões provisórias e de diretórios municipais. Hoje o PSB está organizado em 293 municípios e conta com pré-candidatos a prefeito em 100 deles.
O presidente Caleb de Oliveira falou dos ganhos políticos do PSB no último período e projetou os principais desafios para os próximos anos. Caleb também realizou uma prestação de contas administrativa acerca do funcionamento da estrutura partidária, bem como dos recursos arrecadados e investidos pelo partido. O presidente lembrou que a aprovação das contas partidárias pela justiça eleitoral em todos os anos demonstra a boa organização financeira da sigla. O secretário de Formação Política da última gestão, Carlos Orling, falou sobre as cerca de 50 atividades realizadas pelo interior, envolvendo direções partidárias e filiados atuantes. Para ele, o desafio do próximo ano é garantir formação a todos os candidatos a vereador do PSB.
Ao final do encontro, os socialistas realizaram uma homenagem ao fundador e ex-presidente estadual do PSB gaúcho, Luis Carlos De Césaro, falecido este ano vítima de leucemia. Foi exibido um vídeo do site youtube, onde o “Gringo”, como era conhecido De Césaro, defendia a educação pública de qualidade e condenava o esvaziamento da Uergs. Após o vídeo, por sugestão do deputado Beto Albuquerque, foi aclamada a cedência do nome do ex-presidente à sala de reuniões da Sede Estadual do partido.
Abertura
A abertura do Congresso contou com a presença do governador Tarso Genro, que registrou a importância dos socialistas na sua eleição. “Ganhamos a eleição em primeiro turno porque tivemos ao nosso lado o PSB e o PCdoB”, afirmou. Tarso ainda agradeceu o empenho dos deputados socialistas na defesa de projetos importantes para o governo e a sociedade gaúcha. O governador ainda destacou a atuação de Beto Grill, afirmando que o vice-governador além de um grande quadro político, é um parceiro de governo.
Também prestigiaram a abertura representando seus partidos o deputado Raul Carrion (PCdoB), o vereador Toni Proença (PPL), Ney Ortiz Borges (PDT) e Cel. Bonetti (PR), além das principais lideranças do PSB gaúcho, como o vice-governador Beto Grill, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, os deputados estaduais Catarina Paladini, Heitor Schuch e Miki Breier, os deputados federais Luiz Noé e José Stédile, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Clorinda Yelicie, secretária nacional de Mulheres do Partido Socialista argentino, e lideranças nacionais do Movimento Negro, Juventude Socialista, Movimento Sindical e Movimento Popular também participaram da cerimônia de abertura do Congresso Estadual do PSB.
Movimentos sociais apresentam suas diretrizes
Os movimentos sociais organizados do PSB se reuniram na manhã de sábado para debater suas teses, eleger nova direção e escolher delegados aos seus congressos nacionais. O resumo dos debates foi apresentado aos delegados do Congresso Estadual na tarde de domingo. Anabel Lorenzi, eleita secretária de Mulheres, destacou a participação de 34 municípios e cerca de 150 participantes no congresso do Movimento. Os desafios da secretaria de Mulheres são a formação política, a construção de nominata forte de mulheres para concorrer nas eleições de 2012 e a constituição de secretaria de mulheres em todos os municípios onde o PSB está organizado.
Édio Elói Frizzo, secretário reeleito do MPS, informou que 106 delegados participaram do Congresso do Movimento, que realizou ampla discussão sobre o tema “Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo”. O MPS também lançou o núcleo pelos Interesses das Pessoas com Deficiência – Núcleo PCDs e definiu mapear os companheiros que atuam em entidades comunitárias a fim de fortalecer o movimento setorial.
Reconduzido à secretaria da SSB, Júlio César Lopes destacou que o 6º Congresso Estadual do Movimento Sindical reuniu 65 sindicalistas e 40 delegados. Entre as definições da SSB estão a reivindicação por acompanhamento das eleições de CIPA pelos sindicatos, a defesa de que 10% do PIB seja investido na educação e a aclamação do companheiro Mário Provenci como secretário de honra do Movimento.
João Pedro Grill, eleito secretário estadual de Juventude, ressaltou que a JSB realizou o maior congresso da sua história na manhã de sábado, com 99 delegados presentes. Os desafios do próximo período são aumentar a presença da JSB nos municípios, identificar potenciais candidatos de juventude, investir em formação política e lutar contra todas as formas de opressão.
Pedro Francisco da Silva, que coordena a reorganização da Negritude Socialista Brasleira – NSB no estado, comemorou a presença de representantes de diferentes municípios na plenária do Movimento. Conforme ele, os participantes da reunião formaram um grupo que irá coordenar a NSB, mas anda não há funções definidas. Pedro destacou que a luta dos negros, assim como a de gênero e tantas outras, não dizem respeito apenas a integrantes dos movimentos, mas sim a todos os socialistas. A NSB pretende garantir apoio a candidatos negros, estar presente nos debates estaduais e estimular a produção cultural, entre outros.
Coordenador estadual do Movimento LGBT, Diego Nickel relatou a plenária de organização da setorial no PSB do Rio Grande do Sul e falou da intenção de implementar no estado as definições do 1º Encontro Nacional LGBT do PSB, realizado recentemente em Recife, e de eleger pelo menos um vereador do Movimento nas eleições de 2012.
Nova Comissão Executiva do PSB/RS
Presidente: Caleb de Oliveira
1º vice: Beto Albuquerque
2º vice: Heitor Schuch
3º vice: Beto Grill
Secretária geral: Mari Machado
Secretário de Finanças: Tarcísio Mineto
Secretário de Organização: Mário Bruck
Secretário de Formação Política: José Stédile
Secretários especiais: Luiz Noé, Miki Breier, Catarina Paladini, Alexandre Roso, Carlos Orling, Elisabete Barbosa, Carlos Vollmer, Vicente Selistre, João Tardetti, Vanderlan Vasconselos, Wainer Machado, Juliano da Paz Carvalho e Leonardo Kantorski.
Secretária de Mulheres: Anabel Lorenzi
Secretário de Juventude: João Pedro Grill
Secretário do Movimento Popular: Édio Elói Frizzo
Secretário do Movimento Sindical: Júlio César Lopes