Cristina 40 participou na manhã de terça-feira, 25, da rodada de entrevista do Programa de rádio Em cima da Notícia, onde falou de suas propostas de governo, no âmbito educação, saúde, vulnerabilidade, emprego e renda, para a apresentadora Silvana Guimarães e ouvintes da rádio Amapá FM (93,3).
Educação
Cristina esclareceu que terá como meta diária o planejamento, de forma que garanta todos os alunos na sala de aula. "Não se faz educação sem contratar professores e sem construção de escolas", e catalogou alguns de seus programas, como o projeto Desde Pequenininho, que garantirá dez creches para a população.
Alimentação escolar para todos os alunos da rede pública municipal, sem política de discriminação. "Parte dos alunos recebe cestas e alimentação escolar, e outras não. Na minha gestão, todos os alunos vão receber", frisou.
UCA
Um Computador por Aluno – Parceria com o Governo Federal que irá oportunizar uma educação de qualidade com novas tecnologias.
Concurso público
"É importante o concurso público porque construíremos escolas e vamos precisar desses profissionais, além do mais, queremos também a valorização dos professores. Trabalharemos com muito respeito para uma educação de qualidade".
Vulnerabilidade Social
Cristina falou da necessidade de integrar vários programas, como exemplo o Renda Jovem. "O renda jovem vai garantir àquelas famílias que já recebem o Bolsa Família, uma complementação para garantir, não só os estudos, mas o futuro da nossa juventude e a redução da vulnerabilidade em Macapá".
Projeto Coisas de Família, programa de Qualificação profissional. "Trabalharemos com um amplo programa de qualificação profissional que irá trabalhar a inserção no mercado de trabalho e a redução da pobreza. Criaremos a casa abrigo Municipal para as nossas mulheres, vítimas de violência. No nosso governo, a rede de proteção a esta mulher vai funcionar.
Saúde
" Para mim, a melhor saúde é aquela que a gente não deixa as pessoas adoecerem. Por isso, vou assumir as responsabilidades que são do município, vou trabalhar a prevenção, os cuidados, ampliando o número de equipes de estratégia de saúde da família, de saúde bucal, de saúde fluvial. Todas as nossas políticas públicas vão ter um olhar universal garantindo o atendimento à zona rural de Macapá, para isso, vou reaparelhar os postos de saúde. Hoje estamos com 5 unidades de saúde fechadas, dentre elas, aquelas de maior atendimento: Congós e São Lazaro, isso é inadmissível. Vou terminar e inaugurar, em parceria, com o governo do Estado e com o governo federal o Hospital Metropolitano.
Renda e trabalho
Para Cristina, o primeiro passo é arrumar a nossa cidade. Ao falar em turismo, Cristina falou que nós temos que buscar mecanismos que fomentem a economia local, mas para isso, precisamos asfaltar a nossa cidade, fazer a coleta de lixo, estruturar Macapá. É preciso valorizar as nossas belezas naturais, por exemplo, fazer os polos turísticos em Macapá funcionar o ano inteiro, e não somente em temporada, como a Fazendinha que só funciona no Macapá Verão.
"Vamos ter que reativar o parque Zoobotânico. Mais do que isso, nós vamos fazer um programa de qualificação e interação com o setor comercial, capacitando os profissionais, interagindo com Trade turístico, enfim, avançar a política do turismo em Macapá, valorizando acima de tudo, a riqueza e a limpeza da nossa cidade" afirmou.
Para finalizar, Cristina destacou que irá garantir a participação popular, ausente hoje nas decisões que afetam diretamente a vida das pessoas, também implantará a Prefeitura Itinerante, baseada em seu projeto Gabinete Itinerante. "Com certeza, esse projeto ampliará e fortalecerá o laço com a sociedade civil organizada, fazendo uma política transparente, ética, com responsabilidade e participação popular, como sempre fiz sendo gestora pública", finalizou.