Em pronunciamento na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (21), o deputado Danilo Cabral (PSB-PE) afirmou que o cumprimento das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE) não pode ser afetado pela crise que o país atravessa.
"É importante que neste momento desafiador que vive o Brasil, e é responsabilidade de nós parlamentares garantir que não haja nenhum retrocesso nas metas impostas pelo PNE. Sabemos das dificuldades, mas estas não podem permitir qualquer alteração que venha atrapalhar um plano que é fruto da coletividade e do trabalho de profissionais da educação", declarou.
Sancionado em 2014, o Plano Nacional de Educação determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. Entre as metas do plano estão a permanência de crianças e jovens na escola, a valorização dos professores, a educação inclusiva e o fim do analfabetismo. “ Essa Casa decidiu também garantir 10% do PIB brasileiro para a área da educação. Venho a esta tribuna para pedir a preservação dos avanços que a sociedade conquistou", afirmou o socialista.
Assista ao discurso: