Durante o primeiro bloco do debate entre candidatos a prefeito promovido pelo Fórum dos Servidores Públicos da Paraíba, na noite desta quinta-feira (20), a candidata à prefeitura de João Pessoa, Estela Bezerra (PSB) disse, sobre a geração de emprego e renda, que a qualificação da mão de obra é o melhor caminho para seguir em frente. “Nós temos que direcionar essa qualificação para os nichos de mercado e um dos que tem mais potencial é o turismo. Vamos investir em ramos como gastronomia e hotelaria, além de crescer o número de leitos”, afirmou.
Estela também lembrou que outras preocupações de sua gestão serão a valorização do servidor público, determinando o mês de março como a data-base de reajuste salarial. “Iremos fazer também concursos públicos e investir nas áreas de assistência social, para conseguirmos fazer essa cidade socialmente mais justa socialmente, e na segurança pública, com profissionais qualificados”, destacou Estela. Por fim, a candidata lembrou o incentivo ao microcrédito, através do programa Empreender-JP.
Estela diz que incremento no orçamento municipal precisa de apoio do Governo Federal
Durante o debate entre candidatos a prefeito do Fórum dos Servidores Públicos da Paraíba, na noite desta quinta-feira (20), a candidata à prefeitura de João Pessoa, Estela Bezerra (PSB) aproveitou a ocasião para dialogar com as diversas classes trabalhistas públicas e falou de assuntos como a política tributária da cidade. Ela comentou que a arrecadação de impostos conta com apenas três taxas, o que limita o crescimento dos recursos próprios. “Hoje, o município não tem nem mesmo 50% de sua receita garantida pelos impostos diretos arrecadados por ele. Temos o IPTU, o ISS e o ITBI, isso pode ser melhorado com uma política nacional, sem incidir mais uma carga desnecessária de impostos à população”, argumentou. Ela ainda destaca que João Pessoa tem uma possibilidade muito grande de atrair investimentos e, estimulando-os, a arrecadação do ISS, Imposto Sobre Serviço, subiria.
Sobre a previdência social, Estela foi questionada sobre um suposto tratamento diferenciado entre funcionários que estão trabalhando e os que já cumpriram seu tempo de serviço. “O objetivo é promover igualdade, tanto para quem está na ativa, como para os aposentados, precisamos criar bases de negociação que sejam sustentáveis. Entretanto, sabemos que não é uma construção simples”, lembrou Estela.
Estela lembra que gestão de Maranhão não priorizou os profissionais da segurança
A candidata a prefeita de João Pessoa, Estela Bezerra (PSB), questionou o candidato José Maranhão (PMDB) a respeito de suas propostas para a segurança pública, durante o debate entre candidatos a prefeito realizado pelo Fórum dos Servidores Públicos da Paraíba, na noite desta quinta-feira (20). “Candidato, no seu discurso, você demonstra grande preocupação no aspecto da segurança. Entretanto, em dez anos, o senhor nunca realizou concurso para a Polícia Militar e a Polícia Civil. Como você pretende lidar com a questão da segurança pública com essa experiência?”, disparou Estela.
Maranhão negou que não tenha feito concurso público e apresentou suas propostas para segurança pública, o que foi prontamente replicado por Estela, que questionou a gestão de segurança do ex-governador. “O bom da política pública é que se pode comprovar com documentos o que apenas foi dito e o que realmente foi feito". A candidata recorda da greve da polícia militar durante a gestão do peemedebista “em que tanques de guerra para reprimir os policiais militares”, completou.
Estela disse que os principais desafios para João Pessoa no quesito segurança são prevenção e a construção do que ela chama de território protegido, que é quando a população comum toma conta das ruas e praças, inibindo a ação de criminosos. “Uma cidade que concentra grande desigualdade não consegue ter segurança”, enfatizou.
Ao concluir sua participação no debate, ela reforçou sua compreensão da política dos movimentos sociais e não partidária, e destaca “o caminho extremamente correto” que fez para chegar à candidatura de prefeita e que a cidade avançou em cidadania durante o tempo em que trabalhou na prefeitura, além de lembrar da responsabilidade dos gestores anteriores. “Faço parte de um projeto que deu certo, mas tenho a consciência de que ninguém acerta 100%, ninguém faz tudo o que as administrações anteriores deixaram de fazer. Tenho um discurso extremamente correto, não costumo mentir ou ludibriar para conquistar votos. Não tenho um discurso necessariamente agradável nem tiro da cartola a solução que a categoria quer ouvir, não é assim que se deve fazer política”, concluiu a candidata do PSB.