Lazer, esporte e saúde são temas interligados, de acordo com o deputado federal Mauro Nazif (PSB), candidato da coligação Porto Velho: A Hora é Agora!, e ele vem explicando à população, por onde passa, suas propostas para os setores. “Porto Velho é a capital mais sedentária do país. Ou seja, somos a população de capitais brasileiras que menos faz exercícios físicos”, explicou o candidato, afirmando que essa realidade é um problema para o setor de saúde.
Mauro Nazif destacou que recente pesquisa nacional mostrou que o portovelhense não tem o hábito de fazer exercícios físicos, mas que essa atitude não seria de livre e espontânea vontade. “Muito pelo contrário. Vejo que o povo de Porto Velho, assim como de qualquer outra cidade, gosta do movimento ao ar livre. Mas acontece que historicamente o Poder Público voltou as costas para isso”, explicou. “Porto Velho tem pouca sombra, tem poucas áreas verdes que possam ajudar a reduzir a sensação térmica de calor. Isso é um grande problema”, apontou.
Com o sedentarismo (falta de exercícios físicos) o portovelhense é afetado por sobrepeso e doenças cardíacas com mais facilidade. “A qualidade de vida é afetada diretamente, assim como faz crescer o gasto com a saúde pública. Investir no lazer, no esporte e nas áreas verdes é investir em saúde, em prevenção”, explicou o candidato. “Muita gente tem me parado na rua para dizer que concordou com as nossas propostas voltadas para a qualidade de vida. Eu, como médico, reconheço essa importância e vou lutar por isso”, afirmou.
Ontem, Mauro Nazif promoveu caminhadas nos bairros Vila Tupy, Nacional e São João Bosco. Hoje, o candidato vai visitar moradores dos bairros Costa e Silva, Nacional, Nova Esperança e Tucumanzal. “Por onde passamos fica bem claro que as adesões à nossa campanha crescem a cada dia”, afirmou o candidato a vice, o jornalista Dalton di Franco. “Na internet os números também são muito promissores. Quase 20 mil pessoas estão vendo todos os dias a nossa página de propostas nas redes sociais, e esse número está crescendo a cada dia. Estamos muito motivados”, afirmou Mauro Nazif.