A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional (CAINDR) da Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira (7) a mesa diretora dos trabalhos para o ano legislativo de 2012. O deputado Wilson Filho (PMDB/PB) foi eleito presidente. A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), que presidiu a Comissão em 2008, foi eleita a 2ª vice-presidente. A 1ª e 3ª vice-presidências estão vagas.
O presidente eleito frisou a importância de valorizar a função de integração nacional e de desenvolvimento regional da CAINDR. A deputada Janete Capiberibe afirmou que a Comissão deve trabalhar para propor ao poder público o investimento em pesquisa, ciência e tecnologia voltadas ao desenvolvimento da Amazônia, ainda escassas na região. A Amazônia representa 61% do território nacional e tem biodiversidade ainda é pouco conhecida.
A deputada Janete Capiberibe também integra, como titular, a Comissão Especial do Projeto de Lei 1.610/96, que autoriza a exploração de recursos minerais em terras indígenas, e como suplente, a Comissão de Direitos e Minorias.