A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) participará, na próxima sexta-feira, do lançamento do documentário O Fracasso dos Estereótipos de Gênero. O filme apresenta uma série de entrevistas que questionam a participação da mídia brasileira no processo de produção, reprodução e manutenção dos estereótipos de gênero.
O documentário, que conta com a participação da deputada socialista, é fruto de três anos de pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa Reconhecimento e Redistribuição: Formas de Combate aos Estereótipos de Gênero (UFRJ). Além de Erundina, outras personalidades engajadas na discussão foram entrevistadas, como a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário.
Com perguntas como: os estereótipos de gênero podem ser encarados como uma forma de violência? Que papel a mídia tem desempenhado nesse processo? Quais espaços sociais e políticos são destinados a homens e a mulheres? A película procura iniciar um diálogo com a sociedade sobre esse tema tão importante. A estreia acontecerá às 18h30, no Parque das Ruínas, no bairro de Santa Tereza – Rio de Janeiro.
Pioneira na luta feminina, principalmente no campo da política, a deputada Erundina é autora de propostas na Câmara que procuram diminuir a desigualdade de gênero no Brasil. É o caso da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) nº 590/2006, que estabelece a representação proporcional dos sexos nas Mesas Diretoras da Câmara, do Senado e de todas as comissões permanentes ou temporárias.
A proposta da parlamentar assegura ao menos uma vaga para mulheres nessas Mesas, quando a proporção não for alcançada. "Se quisermos acompanhar a tendência mundial de redução da desigualdade de gênero, principalmente em termos de participação política, precisamos reverter esse quadro de discriminação política contra as mulheres no Brasil, por meio de ações concretas", afirmou Luiza Erundina.