O deputado federal Aliel Machado (PSB-PR) será o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática na Câmara no ano de 2021.
Após ser eleito, o socialista destacou que a responsabilidade do colegiado é “gigantesca” no momento em que o país enfrenta temas prioritários para o combate à pandemia do novo coronavírus.
Entre os assuntos a serem tratados pela comissão neste ano estão os investimentos na área de ciência voltada para a área de saúde, a situação das universidades e das rádios comunitárias, a quinta geração de telefonia celular (5G), além dos avanços tecnológicos nas áreas da saúde e educação, exemplificou o deputado.
O socialista afirmou que, em sua gestão, definirá um plano estratégico, com metas a serem cumpridas. “Estamos falando desde a educação que precisa chegar com qualidade à casa das pessoas mais simples, até a vacina para todos os brasileiros”, afirmou.
Entre as atribuições do colegiado estão a análise de projetos desenvolvimento nacional científico e tecnológico; a organização institucional do setor; e os assuntos relativos a comunicações, telecomunicações, informática, telemática e robótica em geral.
O deputado salientou ainda o papel de independência do Legislativo e disse que estará atento aos desafios relacionados à liberdade de imprensa. “A imprensa passa por momento de dificuldade, de muitos ataques. A imprensa cumpre papel fundamental num país democrático. Quando falamos de democracia, falamos também da importância da imprensa livre”, ressaltou.
Os deputados socialistas Bira do Pindaré (MA), Ted Conti (ES) e Rodrigo Coelho (SC) são titulares na Comissão. Gervásio Maia (PB), Jefferson Campos (SP), Rodrigo Agostinho (SP) e Liziane Bayer (RS) são suplentes no colegiado.
Perfil
Nascido em 1989 em Ponta Grossa (PR), Aliel Machado está no segundo mandato como deputado federal. É vice-líder da Oposição na Casa. Foi vice-presidente da comissão especial que estuda a proposta de emenda à Constituição da prisão após condenação em segunda instância (PEC 199/19) e relator da comissão especial do PL 7197/02, que trata da revisão de medidas educativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ingressou na política no movimento estudantil. Presidiu a União Municipal dos Estudantes de Ponta Grossa e militou na União da Juventude Socialista. Antes de eleito deputado federal, foi vereador e presidiu a Câmara Municipal de Ponta Grossa.