Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o líder do PSB, deputado Beto Albuquerque (RS), cobrou nesta quarta-feira (5) explicações formais do governo federal ao Congresso Nacional sobre a falta de energia registrada esta semana em várias regiões do País. Beto, que na terça-feira (4) foi reconduzido ao cargo de líder da bancada socialista, disse que sua preocupação é com a ausência de explicações. “Problemas técnicos podem acontecer, mas o grande problema é a ausência de explicação ao País e à sociedade sobre as reais condições pelas quais 11 estados se viram sem luz esta semana. Qual é o problema, o que aconteceu?”
Para o parlamentar, não é aceitável que 24 horas depois do ocorrido as autoridades do setor de energia do governo ainda não tenham apresentado justificativas razoáveis sobre o fato. “A energia elétrica é um insumo vital para o bem-estar da sociedade e para que o País tenha um ambiente de investimentos”, lembrou.
O líder da bancada socialista alertou ainda que para que haja um ambiente empreendedor em nosso País são verificadas todas as variáveis, a começar pela oferta, qualidade, regularidade e estabilidade da energia, que é a alma da sustentabilidade. “Sem energia não há água nas grandes cidades”, exemplificou.
Embora considere fundamental o processo de expansão do sistema de energia brasileiro, Beto avalia que o País sofreu e vem sofrendo muito com este processo no que se refere à capacidade de investimento, de reprodução e de aumento de energia instalada. “Muitos dizem que nós temos uma boa capacidade de energia instalada. Sim temos, mas com o calor que está fazendo neste país é preciso que nos demos conta de que o consumo neste momento aumenta imensamente”.
Ao encerrar o pronunciamento, o líder do PSB alertou que alguma coisa é preciso ser feita com urgência. “Não podemos ficar esperando mais um apagão, mais uma falta de energia”, disse. Beto, portanto, exigiu que o governo, que é o operador nacional do sistema de energia, dê as devidas explicações formais ao Congresso Nacional sobre a realidade do sistema energético brasileiro neste momento e sobre os motivos pelos quais 3 milhões de brasileiros ficaram sem energia esta semana.