O Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no SUS – formado pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), suas federações estaduais e os 50 maiores hospitais filantrópicos do país – lançou a campanha “Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Governo”, que pretende alertar os brasileiros para a condição financeira precária das instituições filantrópicas.
O Deputado Flavinho (PSB-SP), esteve presente no lançamento da campanha na Santa Casa de São José dos Campos – SP, e disse estar indignado com a situação de sub-financiamento e de abandono por parte do Governo Federal em relação a estas entidades que historicamente têm papel relevante e fundamental na vida dos cidadãos.
O socialista concordou com a necessidade da mobilização social tendo, inclusive, lembrado de seu lema de vida: “Eu Acredito na Força do Bem”, e concluiu: "Estou totalmente disponível e comprometido com as necessidades de nossos Hospitais Filantrópicos e Santas Casas e em suas defesas junto ao Congresso Nacional e demais esferas públicas".
De acordo com o panorama econômico das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, da década de 80 até hoje, a tabela SUS sofreu um reajuste de 93,66%, enquanto setores como Energia e Transporte Público sofreram reajustes de quase 2.000,00%. Este descompasso gera uma dívida anual de aproximadamente R$ 10 bilhões aos hospitais.
A Região do Vale do Paraíba vive uma escassez de vaga para o tratamento de câncer e durante o evento o deputado Flavinho se comprometeu a trazer para a Santa Casa SJ Campos um completo Centro de Tratamento Oncológico beneficiando toda a população da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.