A Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar, coordenada pelo deputado Heitor Schuch (PSB-RS), e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) promoveram, nesta quarta-feira (13), o seminário “A juventude rural na luta pela Reforma Agrária”.
O evento teve a participação do deputado Bira do Pindaré (PSB-MA), de outros parlamentares, lideranças sindicais e jovens do campo.
Para Schuch, a agricultura familiar tem um aspecto grandioso no Brasil, por isso, a Frente se organiza por regiões, cada uma com suas particularidades e tipos de demandas. “Em um lugar precisamos de terra, em outro precisamos de crédito ou de assistência técnica, extensão rural e até organização de mercado”, disse.
Ainda em sua avaliação, o socialista afirma que a principal temática da atualidade é o Plano Safra.
“Precisamos influenciar esse plano com nossas ideias, para que melhorem efetivamente as questões de crédito e mudança de enquadramento e acesso ao jovem”, defendeu. O governo deverá lançar o plano em maio.
Segundo o deputado, a partir disso irá se reerguer com mais força a política voltada para o jovem e a mulher na questão agrícola do país, sob o aspecto do empreendedorismo rural e desenvolvimento da agricultura familiar.
Sobre os diálogos com o governo federal a respeito do tema, o deputado gaúcho afirmou que seus representantes estão recebendo sugestões e que sindicatos e cooperativas foram orientados no sentido de alimentar o sistema e apresentar demandas.
“Não basta só ter crédito, é preciso ir um pouco mais longe, pois sabemos produzir e a problemática está na comercialização e no armazenamento. As perspectivas são boas, mas precisamos seguir fazendo nossa parte. Governo nenhum vai dar nada para movimento algum”, finalizou.
O deputado socialista Bira do Pindaré alertou sobre as dificuldades que a categoria terá de enfrentar diante das medidas do atual governo.
“Tudo isso tem um objetivo claro, que é destruir a resistência daqueles que lutam contra a retirada de direitos do agricultor. A política ensina o caminho que pode alavancar nossa juventude e recuperar o ânimo e a esperança de novos tempos para nossa agricultura. Seguiremos juntos nessa luta”, garantiu Pindaré.
Com informações da Liderança do PSB na Câmara