O vice-presidente nacional de Modernização Partidária do PSB, ex-senador João Capiberibe, conclamou toda sociedade a se mobilizar em defesa da Amazônia e dos povos da floresta (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, agricultores familiares). O pedido foi feito em vídeo produzido pelo partido em alusão ao Dia da Amazônia, celebrado anualmente em 5 de setembro como uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta.
Apesar da data especial, não há motivos para comemoração, mas sim para preocupação. O vídeo destaca que a Amazônia vem sofrendo com crimes ambientais e queimadas constantes praticadas por grileiros, garimpeiros e grupos empresariais irresponsáveis, estimulados pelo discurso do presidente Jair Bolsonaro.
“Essa devastação acontece quando se tenta aprovar o uso e a exploração das terras indígenas; quando se desmonta, com ameaças e cortes de verbas, órgãos fiscalizadores como o ICMBio e o Ibama; quando se desqualifica as ONGs; quando se recusa recursos importantes de outros países que apoiam a preservação da nossa floresta”, aponta Capiberibe como algumas das ações prejudiciais do governo Bolsonaro adotadas nos últimos meses.
Um aumento de 268% no desmatamento, a saída do Acordo de Paris (um tratado da ONU que rege medidas de redução de emissão de gases estufa), a mineração e grandes obras são outras questões que vem destruindo este importante bioma.
O socialista ressalta que a Floresta Amazônica, ainda pouco conhecida e fonte de riquezas incalculáveis, é um patrimônio dos brasileiros e sua destruição causará danos às futuras gerações.
“É chegada a hora de nos mobilizar em busca de apoio às ações que protejam a Amazônia e os povos da floresta. O povo brasileiro sabe do risco que estamos correndo, não aceita a destruição da Amazônia e exige que o governo pare de estimular ações criminosas”, afirmou.
O vídeo ainda destaca a defesa da Amazônia como uma bandeira de luta do PSB. Por isso, para transformá-la numa prática política concreta, o Diretório Nacional do partido, reunido em 30 de agosto, aprovou uma resolução em que apresenta o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (PDSA), que propõe desenvolver a indústria da biodiversidade, intensificar a sustentabilidade da agropecuária, reunir competências em ciência, tecnologia e inovação, e se compromete com o desmatamento zero da Floresta Amazônica.
“Queremos uma Amazônia economicamente desenvolvida, socialmente justa e ecologicamente conservada”, defende Capiberibe.
Assista ao vídeo abaixo:
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional