O presidente do Instituto Pensar Domingos Leonelli, mediou nesta quinta-feira (22), o workshop “China: Socialismo criativo?”. O vídeo do encontro, que teve transmissão ao vivo, está disponível na TV 40.
Integrante da Executiva Nacional do PSB, Leonelli é idealizador do site Socialismo Criativo, que reúne estudos, artigos, pesquisas, notícias e conteúdo multimídia sobre a economia criativa como estratégia de desenvolvimento nacional.
O tema foi incorporado à agenda programática do PSB durante o seu XIV Congresso Nacional, realizado em março deste ano.
No workshop, o professor de economia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Elias Jabbour fez uma reflexão sobre a economia chinesa, que soma um PIB de US$ 10 trilhões. “A China é ou não é socialista?” e “O que quer dizer socialismo de mercado?” foram algumas das perguntas respondidas pelo acadêmico.
Estudioso da República Popular da China, Jabbour é autor dos livros “China Hoje: Projeto Nacional, Desenvolvimento e Socialismo de Mercado” e “China: Infra-Estruturas e Crescimento Econômico”, entre outros títulos.
Socialismo criativo
Das artes à moda, ao design, passando pela arquitetura e pelo artesanato, gastronomia, festas populares, aplicativos de celulares, até os games e o turismo, a economia criativa está entre os setores que mais geram emprego no mundo. Mas, no Brasil, apesar do potencial, recebe pouco ou quase nenhum incentivo.
Se o capitalismo se mostrou criativo na criação de produtos de valor universal, exportou cultura e até modos de vida, o socialismo também precisa demonstrar o seu potencial criativo criando marcas e produtos competitivos, defende Leonelli.
O socialista falou sobre o tema no seminário comemorativo pelos 70 anos do PSB, realizado em agosto do ano passado. Acesse aqui a matéria sobre o evento.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional