O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), sancionou uma lei que inclui pessoas com autismo e seus acompanhantes no atendimento prioritário em estabelecimentos comerciais e de serviços públicos da cidade. A sanção foi no dia 2 de abril, quando se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
A lei estabelece a colocação de placas de identificação, com o símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos locais como hipermercados, atacados, lojas e guichês de atendimento.
Donizette explicou que o autismo tem características comportamentais nem sempre aparentes e, por isso, indica preferência no atendimento em ambientes públicos e privados.
Para ele, a colocação do símbolo nos estabelecimentos contribuirá para que as pessoas tenham um olhar inclusivo para a situação, como já acontece com gestantes, idosos e pessoas com deficiência física.
A secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Elaine Pereira, afirma que é importante ter essa prioridade no atendimento.
“Sabemos que há graus de autismo e, principalmente, o autista clássico não pode ficar muito tempo sob barulho, em ambientes que possam irritá-lo. Isso dificulta sua socialização. Essa lei garante o direito e afasta agravos para essas pessoas e seus familiares”, observa.
A nova lei promulgada pelo prefeito entrará em vigor 30 dias após a publicação.
Com informações da Prefeitura de Campinas