O deputado federal Dr. Ubiali (PSB-SP) foi eleito, nesta semana, coordenador do ramo de saúde da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). O socialista garante que trabalhará pela aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 271/2005, que trata do ato cooperativo – aquele que a cooperativa realiza com os seus cooperados ou com outras cooperativas.
A proposta tem como objetivo regular adequadamente o tratamento tributário desse mecanismo no âmbito federal. Em 2009, Dr. Ubiali foi relator da matéria na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara e teve seu parecer aprovado por unanimidade.
As cooperativas ligadas à saúde atuam nas áreas médica, odontológica, psicológica e de usuários. "O cooperativismo nesse ramo não tem tido o devido reconhecimento no País. Por isso, nesta nova missão, buscarei a aprovação desse projeto e a vigilância sobre os outros interesses da saúde no País."
O cooperativismo brasileiro é constituído de 13 ramos: agropecuário, consumo, crédito, educacional, especial, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte, turismo e lazer. O objetivo é contemplar diversos setores da economia.
Os deputados socialistas Gonzaga Patriota (PE), Leopoldo Meyer (PR), Júlio Delgado (MG), Alexandre Roso (RS), Alfredo Sirkis (RJ), Pastor Eurico (PE), Paulo Foletto (ES), Sandra Rosado (RN) também integram a Frencoop.