O Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou neste domingo (4) a candidatura à reeleição do prefeito do Recife, João Campos, em convenção que reuniu 25 mil pessoas.
Além do PSB, a frente ampla inclui PT, PCdoB, União Brasil, Partido Verde, Republicanos, MDB, Solidariedade, Avante, Democracia Cristã, Agir e PMB, formando o maior bloco partidário entre as candidaturas à prefeitura da capital. Com mais de 260 candidatos, a chapa de vereadores e vereadoras também é a maior do Recife.
João Campos chegou ao Clube Português, na Zona Norte da capital, sendo carregado nos ombros pelos militantes. Em seu discurso, ele destacou as realizações de sua gestão, a rapidez e a eficácia das obras implementadas e reafirmou o compromisso com o futuro.
“O que a gente conseguiu fazer em três anos e oito meses é um sonho que parece que não era possível, mas se transformou em realidade. Você, em três anos e oito meses, fazer o dobro de vagas de creche na cidade, que levou 40 anos para fazer 6 mil vagas, e nós fizemos, em menos de quatro anos, 7 mil vagas de creche. Você imaginar o que é saltar 10% da alfabetização, o que é chegar a 50% da educação integral”, afirmou.
Participaram da convenção o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB); a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB); o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos) e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB).
Também prestigiaram o evento a deputada federal e candidata à Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral (PSB-SP), os senadores Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT) a presidente do Solidariedade em Pernambuco, Marília Arraes, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil); entre outros parlamentares e autoridades aliadas.
João Campos afirmou estar certo de que Victor Marques (PCdoB), candidato a vice-prefeito na chapa, foi a melhor escolha. Assim como Campos, Marques é engenheiro civil. Ele foi chefe de gabinete do prefeito até deixar o cargo para concorrer.
“Victor é uma pessoa preparada. Representa um time que fez e faz pelo Recife, que se dedicou todos os dias a fazer o bom dever de casa, a escuta, o trabalho com qualidade. É alguém que gosta de serviço. Que tem sensibilidade política e capacidade de gestão, e que faz parte de um time que é aprovado pelas pessoas e que me ajuda a coordenar esse time”, declarou.
Victor Marques destacou os avanços alcançados nos quase quatro anos de gestão no Recife, e enfatizou o compromisso com a luta e o papel central da juventude. “A gente escolheu o caminho da luta, colocando a força e a energia da juventude e isso ninguém tira de nós. Então, João, meu irmão, eu podia passar aqui uma hora falando que você dobrou o número de creches e que você fez mais de 4 mil obras de encosta. Eu poderia falar que você fez praça, parque, eu passaria o dia inteiro aqui. E sabe por que eu passaria o dia inteiro aqui? Porque ninguém me contou, não, eu estava lá todos os dias na Prefeitura. Eu estava lá, João. Eu tive o prazer de ser seu chefe de gabinete nos últimos três anos e meio.”
Durante o evento, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, elogiou a gestão de João Campos e a formação da Frente Popular. “João mostra a capacidade de diálogo, a capacidade de união para servir melhor a nossa população. É importante ganhar a eleição, mas é mais importante fazer um bom governo. E o João fez um belíssimo trabalho”, elogiou.
Alckmin também relembrou a relação com Eduardo Campos quando ambos governaram São Paulo e Pernambuco, respectivamente. “Eduardo é o homem da esperança, sempre bem humorado, sempre com uma história gostosa, uma presença agradável. O homem do trabalho incansável e amor a causa pública. Você herdou dos seus pais, Eduardo e Renata, a vocação de servir ao povo do Recife e a população brasileira”, declarou o vice-presidente.
João Campos tem 30 anos e é engenheiro civil. É filho do ex-governador Eduardo Campos e neto do também ex-governador Miguel Arraes. Começou sua trajetória política como chefe de gabinete do ex-governador Paulo Câmara, em 2016.
Em 2018, se elegeu deputado federal com número recorde de mais de 447,9 mil votos, sendo o mais votado da história de Pernambuco e o mais votado do Nordeste. Foi eleito prefeito do Recife em 2020. Quando assumiu, aos 27 anos, se tornou o mais jovem prefeito de uma capital brasileira.