O Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou nesta sexta-feira (2) a candidatura de Jenilson Leite à Prefeitura de Rio Branco. O anúncio ocorreu durante convenção lotada no Hotel Nobile Suítes Gran Lumni, na Avenida Ceará.
O advogado Sanderson Moura, que também é filiado ao PSB , será o candidato a vice-prefeito na chapa de Leite.
Em apenas duas semanas de pré-campanha, Jenilson Leite foi o candidato que mais cresceu nas últimas pesquisas. Ele também é o candidato com a menor rejeição entre os primeiros colocados.
Durante seu discurso na convenção, Jenilson destacou que a chapa socialista se diferencia por propostas inovadoras, voltadas para resolver os problemas da cidade e melhorar a qualidade de vida da população. “Sentimos a necessidade de oferecer ao cidadão de Rio Branco uma opção para que as pessoas não tenham que decidir o futuro da cidade apenas olhando para o passado. Os dois candidatos que estão aí passaram pela prefeitura e não resolveram. Estão discutindo para saber quem é o pai dos problemas. Nós queremos falar das soluções”, afirmou.
Jenilson, que teve dois mandatos de deputado estadual, destacou a importância de dialogar com a juventude e melhorar os serviços essenciais do município. “Isso é fundamental para o trabalho na gestão pública. Queremos dialogar com a nossa juventude. Melhorar a saúde, os problemas de saneamento básico e nas demais áreas. Temos excelentes propostas. Tenho certeza que iremos avançar nesta eleição”, declarou.
O socialista ressaltou ainda a seriedade com que encara a campanha eleitoral, e enfatizou o compromisso com a população de Rio Branco. “Estamos entendendo a campanha como uma grande responsabilidade que estamos assumindo diante de uma cidade que percebemos estar vivendo um momento muito difícil. Temos andado nos bairros e estamos vendo o sofrimento da nossa população e entendemos que é importante dedicar parte de nossa vida para ajudar uma cidade tão importante como essa.”
Já Sanderson Moura ressaltou a importância e a trajetória política de Jenilson Leite, afirmando que está pronto para ajudar a resolver os problemas da capital do Acre. “É uma satisfação estar ao lado desse tarauacaense de valor, que tem demonstrado dedicação ao povo de Rio Branco, tanto na saúde pública quanto como deputado estadual e médico. Eu, como advogado, também vou auxiliar Jenilson para termos uma cidade mais bem administrada, organizada, bonita, cheia de esporte, cultura e vida”, destacou.
Moura reforçou que a chapa com ele e Jenilson representa uma nova esperança para Rio Branco. “Acredito que precisamos de uma nova utopia. E o nome Jenilson/Sanderson representa essa nova esperança para nossa cidade.”
O presidente estadual do PSB, o ex-deputado federal César Messias expressou otimismo e confiança na proposta do partido para essas eleições. Para o socialista, a candidatura de Jenilson e Sanderson reflete a esperança de renovação e soluções concretas para os desafios enfrentados pela cidade. “Estamos muito felizes por oferecer à população de Rio Branco uma nova opção, uma dupla jovem e capacitada que se identifica profundamente com a cidade e está de coração aberto para debater e discutir os problemas da capital”, disse. “Nós não queremos discutir apenas os problemas; queremos trazer soluções. Enquanto outros ainda estão pensando em como tapar buracos, nós queremos saber como ajustar as ruas e os bairros da cidade com qualidade”, enfatizou.
O partido também anunciou os candidatos que concorrerão à Câmara Municipal de Rio Branco. Os postulantes representam todas as regiões da cidade e diversos setores da sociedade rio-branquense, assegurando uma representatividade ampla e inclusiva.
Janilson Lopes Leite, mais conhecido como dr. Jenilson Leite, tem 46 anos e nasceu no Seringal Mucuripe, zona rural de Tarauacá. Formado em medicina pela Escuela Latinoamericana de Medicina, com revalidação pela Universidade Federal do Acre, Leite foi deputado estadual entre 2015 e 2022. Como médico, participou de várias missões humanitárias. Foi chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental de Rio Branco. Na Assembleia Legislativa do Acre, foi um dos deputados mais atuantes, produzindo, ao longo de seus mandatos, mais 2,5 mil projetos, indicações, moções e requerimentos.
Sanderson Moura tem 48 anos, é advogado, historiador, filósofo, reitor da Academia Acreana de Letras, mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e fundador da Escola de Atenas. Foi professor e presidiu a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas do Estado do Acre. Têm quatro livros publicados, entre eles, Advocacia e Oratória ou do Homem de Bem que Sabe Falar (2010), e Oratória com Filosofia: No Júri, Na Advocacia, Na vida (2016).