Em reunião com moradores do bairro Mandacaru, nesta quarta-feira (12), o candidato a vice-prefeito pela coligação ‘Pra Seguir em Frente’, Efraim Filho (DEM), ressaltou a atenção e o interesse especial que ele e a candidata Estela Bezerra (PSB) têm para dar mais qualidade de vida às mulheres que cumprem jornada dupla, trabalhando e cuidando da casa.
“Uma em cada quatro casas em João Pessoa é chefiada por uma mulher e é muito importante entender essa nova realidade porque elas precisam sair de casa todos os dias para trazer o sustento e ainda cuidar de toda a família”, disse Efraim. Falando para um público majoritariamente feminino, o candidato a vice destacou que os programas PSF noturno e escola em tempo integral têm a capacidade de ajudar essas mulheres.
“A ampliação do número de escolas em tempo integral, onde as crianças e adolescentes praticarão esportes e terão aulas de teatro, música e cultura popular, e o PSF funcionando em horário noturno são projetos que vão ajudar a resolver boa parte dos problemas dessas mulheres”, declarou.
O candidato explicou que além desses projetos, fazem parte do plano de governo da coligação, aumentar também o número de creches integrais com horários noturnos que também serão abertas aos sábados (para mães que trabalhem em regime de plantão) e que a prioridade será dada aos bairros com índices de desenvolvimento humanos mais baixos, como é o caso de Mandacaru.
Quem espera se beneficiar desses programas é a empregada doméstica Valderlange Nunes, 33 anos, que trabalha cuidando de outra família, mas que tem dificuldades de dar atenção devida aos seus próprios filhos. “Quando eu vou para o trabalho, eu não tenho com quem deixar meus filhos e tendo uma escola em tempo integral eles ficam longe da violência e das drogas que tem muito aqui no Mandacaru”, disse. Valderlange completou afirmando que muitas vezes já chegou às pressas ao PSF e, por causa do horário, não conseguiu mais fichas para ser atendida.
Efraim Filho lembrou que a coligação ‘Pra Seguir em Frente’ é formada por uma mulher e um homem, ambos jovens, e que demonstram a capacidade de enxergar essa realidade contemporânea. “Nós vamos inovar na gestão por conhecemos a novas reivindicações que surgem da população e daremos sempre respostas inovadoras e idéias ousadas”, pontuou.