Em Pernambuco, ficou mais fácil gerar a própria energia com painéis fotovoltaicos. O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, na última semana, a expansão do programa PE Solar, iniciativa pioneira no país que incentiva a implantação de pequenas usinas para geração de energia solar.
Agora, consumidores residenciais também serão beneficiados com o programa, antes ofertado a micro, pequenas e médias empresas.
Segundo Câmara, o objetivo é consolidar Pernambuco como um estado gerador de energia limpa, além de tornar o setor mais sustentável e competitivo.
O programa oferece oportunidade a mais para as pessoas produzirem a própria energia, permite que elas economizem na conta de luz, e incentiva a geração de energia limpa, beneficiando o meio ambiente.
“Apostamos muito em energias renováveis. Queremos que as experiências com a produção de energia solar se multipliquem para que possamos ter um Estado cada vez mais equilibrado e focado no futuro. Seremos incansáveis para que o desenvolvimento econômico sustentável prevaleça”, afirma o governador.
Para instalar as placas solares, o consumidor deve firmar um contrato com empresas credenciadas. A instalação pode ser financiada em até 60 meses, graças a uma parceria firmada entre essas empresas, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e o Governo.
A Celpe é responsável também por arrecadar as parcelas de financiamento a serem pagas pelo consumidor nas próprias contas de energia. Caso haja excessos na produção de energia pelo sistema gerador individual, essa sobra é transformada em créditos para contas futuras.
O cliente que desejar aderir ao programa solicita um projeto junto às empresas credenciadas. Elas são 19 no total e estão listadas no site oficial do programa (energia.pe.gov.br).
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional