Os 76 anos do PSB, os legados de Miguel Arraes e Eduardo Campos e os programas exitosos criados em gestões socialistas que são exemplos para o país foram lembrados por militantes, lideranças nacionais e locais no encontro Agenda 40: PSB na Reconstrução do Brasil, no último sábado (12), em Gravatá, cidade a 84 km de Recife, no agreste pernambucano.
Estiveram presentes o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio, Geraldo Alckmin, o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, o prefeito do Recife, João Campos e o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes.
Também participaram a deputada federal Lidice da Mata, a secretaria nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, Renata Campos, viúva de Eduardo Campos, os deputados federais Eriberto Medeiros, Lucas Ramos e Pedro Campos, a ministra de Ciência e Tencologia, Luciana Santos, o secretário nacional de Segurança, Tadeu Alencar, o prefeito de Gravatá, Padre Joselito e a prefeita de Surubim, Ana Célia Farias, que representou a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
Em seu discurso, Alckmin disse que as gestões socialistas em Pernambuco reúnem exemplos para inspirar o Brasil. O vice-presidente lembrou que foi colega de Eduardo Campos quando eles eram governadores e destacou o legado do ex-governador. “As pessoas passam, e os exemplos ficam. Sobre as escolas em tempo integral, que o presidente Lula está lançando como um programa, nosso exemplo é Pernambuco. [Para combater] os problemas da violência, Pernambuco teve o Pacto pela Vida, assim como os avanços na saúde e todas as áreas”, destacou.
Alckmin destacou que as administrações do PSB estão entre os mais bem avaliadas do país. Para ele, mais do que ganhar eleições, é necessário “fazer bons governos e bons mandatos”. “Os nossos governos estão entre os mais bem avaliados do país. Temos o governador da Paraíba, João Azevedo, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e os governos municipais. João Campos não é só um dos melhores prefeitos de Pernambuco. É um dos melhores prefeitos do Brasil”, disse.
O evento reuniu mais de mil pessoas, que lotaram um auditório do Hotel Canariu’s. Foram exibidos vídeos sobre a trajetória dos ex-presidentes do PSB e ex-governadores de Pernambuco, Miguel Arraes e Eduardo Campos, e sobre os principais programas criados nas gestões socialistas em Pernambuco, como o Ganhe o Mundo.
O prefeito João Campos destacou os ideias e propósitos de Arraes e Eduardo e afirmou que o encontro 40 Agenda é uma oportunidade de fortalecer o partido nos municípios. “É preciso destruir os muros que separam a desigualdade da oportunidade, a fome da riqueza. E não cabe a posição política de ninguém andar em cima do muro. Arraes e Eduardo tinham lado, tinham firmeza, mas tinham a capacidade de juntar”, destacou.
“Quando chegar o período de eleições, quando a gente for para a rua apresentar nossos projetos, eu estarei no Recife, vocês estarão nas cidades Pernambuco afora, os deputados estarão rodando os municípios. Porque a água que a gente bebeu para aprender a fazer política é a de Miguel Arraes e de Eduardo Campos, é a de quem acredita na força do partido e de quem vive as bandeiras deles. Só tem futuro quem conhece sua história e quem dela colhe as melhores referências”, disse.
Márcio França destacou que a ferrovia Transnordestina está entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado na última sexta-feira pelo governo federal. Ele lembrou da sua trajetória política ao lado de Alckmin, de quem foi vice-governador de São Paulo, em 2014.
França avaliou ainda o papel de Alckmin na vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Se não estivessem os dois juntos, quem sabe não tivesse dado uma zebra”, disse.
Para o presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, o evento mostrou a força de Pernambuco nos destinos do partido e do país. “Conseguimos reunir para esse momento toda a base social do PSB, nossas bancadas, praticamente todos os prefeitos, uma quantidade enorme de vereadores. O PSB está enraizado como partido que deixou um grande legado para Pernambuco, e essa energia positiva ficou muito evidente na avaliação de quem veio até aqui”, comentou.