Gestão atual já está implantando 22 km de BRT e iniciou obras para interromper lançamento de dejetos e desassorear a Pampulha
O candidato do PSB à prefeitura de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, atual prefeito que concorre à reeleição pela coligação “BH Segue em Frente”, participou nesta terça-feira (28) de sabatina promovida pelo jornal Folha de São Paulo/UOL, no auditório do Museu Inimá de Paula. Lacerda foi entrevistado por Vera Magalhães, editora da coluna Painel da Folha, Eduardo Scolese, coordenador da Agência Folha, Paulo Peixoto, repórter do jornal, e Josias de Souza, blogueiro do UOL. A entrevista foi transmitida ao vivo pela TV UOL. Internautas e pessoas que estavam na plateia também enviaram perguntas para o candidato à reeleição.
Lacerda defendeu um transporte de massa de qualidade como solução para o transporte coletivo de Belo Horizonte e ressaltou que a prefeitura está investindo em ações para ampliar o transporte de massa na capital, como a implantação do BRT (sigla para Transporte Rápido por Ônibus) e a ampliação do metrô.
Estão sendo implantados 22 quilômetros de BRT, em dois dos principais corredores viários da cidade, as avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado. Também está em andamento a elaboração do projeto para sondagens na avenida Afonso Pena, que devem começar no próximo mês, avaliando uma possível implantação do sistema na via. O BRT terá capacidade de transportar 750 mil passageiros por dia, cada ônibus pode transportar até 160 passageiros, com conforto e segurança.
Ao apresentar os investimentos da prefeitura na atual gestão, o prefeito explicou que o aumento da frota de veículos na cidade, que dobrou nos últimos dez anos, dificulta o bom funcionamento do transporte coletivo e que a solução é realmente investir no transporte de massa.
Em relação ao metrô, a intervenção está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Marcio destacou que o processo de planejamento de obras do metrô está em pleno andamento e a prefeitura tem mantido conversas constantes com os governos estadual e federal para que as intervenções comecem, no máximo, no segundo semestre do próximo ano.
"Daqui a quatro ou cinco anos o projeto de expansão e modernização do metrô estará concluído, sendo capaz de transportar 850 mil passageiros por dia", afirmou.
Meta é preparar a Lagoa da Pampulha para esportes náuticos até 2014
Marcio Lacerda garantiu ainda durante a sabatina na Folha que vai manter os investimentos necessários para a recuperação ambiental da Lagoa da Pampulha, destacando que estão em andamento ações conjuntas envolvendo o governo de Estado, por meio da Copasa, e as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem.
Segundo ele, já foram iniciadas 37 obras da Copasa para coleta e tratamento de esgoto, o que vai reduzir em 95% a quantidade de matéria orgânica lançada em córregos e ribeirões que formam a lagoa. “A Copasa está fazendo um grande investimento – R$ 120 milhões – na bacia da Pampulha e nós estamos participando, para coletar e tratar o restante do esgoto que cai nos córregos que deságuam na Pampulha”, detalhou.
A partir da interrupção do lançamento da matéria orgânica, a Prefeitura de Belo Horizonte vai iniciar o trabalho de desassoreamento da lagoa. A previsão é que sejam retirados 750 mil metros cúbicos de sedimentos. “Vamos licitar brevemente todo o trabalho de desassoreamento da lagoa para recuperar o espelho d’água. Logo depois, iremos promover um tratamento de choque para eliminar a poluição. A meta é ter a Pampulha até 2014 preparada para esportes náuticos”, afirmou Marcio.
Investimento
Para realizar a revitalização do espelho d’água, a Prefeitura de Belo Horizonte vai investir R$ 150 milhões. Os recursos devem ser obtidos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além disso, Marcio garantiu que outras melhorias serão realizadas para transformar a região da Lagoa da Pampulha em uma das principais referências ambientais da capital. “Com o financiamento que nós estamos negociando com o BID, vai ser possível fazer muito mais coisa para melhorar o ambiente em termos de urbanismo e áreas de lazer”, destacou.
A gestão Marcio Lacerda investiu também na reforma da iluminação de toda a orla e primeiros quarteirões, com a troca de 721 conjuntos de lâmpadas, luminárias e equipamentos técnicos. O aumento da luminosidade está garantindo mais tranquilidade para quem mora e visita a região, permitindo a prática de esportes à noite.
Modelo bem sucedido de gestão participativa
Outro destaque de Marcio Lacerda aos entrevistadores da Folha foi o modelo de gestão participativa implantado por ele na Prefeitura de Belo Horizonte. Lacerda assegurou que todas as decisões e ações da sua administração passaram por um planejamento bastante intenso, com a participação de secretários, técnicos e população. “Foi uma gestão, de fato, participativa. Todo planejamento para a nossa gestão e de projetos de longo prazo foi feito por meio de discussão interna intensa e muito aberta. Houve disciplina no planejamento, na execução e na cobrança”, afirmou o prefeito.
Segundo Lacerda, as reuniões envolvendo vários setores deram voz não só para as pessoas do primeiro escalão – o prefeito e secretários – mas a técnicos e gerentes ligados diretamente aos assuntos tratados e, também, à sociedade. Ele citou ainda a criação da Secretaria Municipal de Gestão Compartilhada e a implantação do programa Cidadão Auditor, por meio do qual 37 mil cidadãos voluntários fiscalizam a limpeza urbana na cidade.
“Tudo de forma muito democrática. Foram verdadeiras assembléias de várias secretarias, com o segundo e terceiro escalões também envolvidos, sem nenhuma disputa política, sem nenhuma dificuldade de relacionamento. Foi uma gestão profissional, com intensa sensibilidade social”, ressaltou ele, ao avaliar a condução dos trabalhos na prefeitura.